
Vereadores iniciam apuração de abusos em CMEIs com prazo de 120 dias
O anúncio oficial da composição da CPI foi feito às 11h, em coletiva de imprensa. Everton Guimarães informou que os nomes foram aprovados por unanimidade entre...

Publicado em
Por Silmara Santos

O vereador Everton Guimarães (PMB) foi eleito, na manhã desta sexta-feira (27), presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) criada para investigar possíveis irregularidades em processos administrativos relacionados a casos de violência sexual em Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e escolas municipais de Cascavel. A eleição ocorreu durante reunião dos membros da comissão, que também definiu Hudson Moreschi (Podemos) como relator e o Contador Mazutti (PL) para o cargo de secretário.
O anúncio oficial da composição da CPI foi feito às 11h, em coletiva de imprensa. Everton Guimarães informou que os nomes foram aprovados por unanimidade entre os integrantes da comissão, que ainda conta com o Dr. Lauri (MDB) e Valdecir Alcantara (PP). Todos os membros foram indicados pelos respectivos blocos parlamentares, conforme estabelece o Regimento Interno da Câmara Municipal.
Segundo o presidente, os trabalhos já tiveram início. “Nós fizemos um requerimento ao Executivo solicitando as cópias completas do Processo Administrativo Disciplinar (PAD) e da sindicância referente ao caso do ex-servidor denunciado e, a partir do conhecimento desse conteúdo, já poderemos definir a convocação de pessoas para oitivas”, explicou Everton Guimarães.
O relator Hudson Moreschi ressaltou sua experiência profissional como diferencial para a função. “Como todos sabem, eu já tenho a experiência de atuação em conselho e na administração em assuntos como esse da violação de direitos de crianças e adolescentes. Creio que com isso posso colaborar tecnicamente com meus pares na CPI e produzir um relatório que não só aponte as falhas que possam ter havido, mas principalmente evitar que isso se repita”, afirmou.
A comissão também anunciou que passará a realizar coletivas de imprensa semanais, sempre às sextas-feiras, às 14h. Everton Guimarães ficará responsável por centralizar os contatos com a imprensa. “O objetivo é passar sempre as decisões tomadas em conjunto pela CPI e evitar ruídos de comunicação”, destacou o presidente.
Com o início dos trabalhos, passa a contar o prazo de 120 dias para a apresentação do relatório final, que será submetido à votação no Plenário da Câmara. Caso necessário, o prazo poderá ser prorrogado por mais 30 dias. Após aprovação, o relatório será encaminhado ao Ministério Público e ao Poder Executivo para eventuais providências.
Notícias Relacionadas:
Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação
Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.
Participe do nosso grupo no Whatsapp
ou