CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a Câmara recebe relatório sobre demora no afastamento do “Professor Monstro”
Foto: Silmara Santos/ CGN

Câmara recebe relatório sobre demora no afastamento do “Professor Monstro”

Durante a coletiva, Beth Leal explicou o contexto da investigação:...

Publicado em

Por Silmara Santos

Publicidade

Mais acessadas agora

Na tarde desta segunda-feira (02), a Câmara de Vereadores de Cascavel recebeu o relatório referente à sindicância que investigou a demora no afastamento do agente de apoio conhecido como “Professor Monstro”. A Secretária de Comunicação e Cultura de Cascavel, Beth Leal, entregou o documento ao presidente da Casa, Tiago Almeida (Republicanos), e aos demais vereadores, marcando o início da análise oficial do procedimento.

Durante a coletiva, Beth Leal explicou o contexto da investigação:

“Nós estamos aqui hoje para fazer um protocolo do relatório final da sindicância, solicitada por essa casa, especialmente por alguns vereadores, em relação ao fato do professor, na verdade não professor, agente de apoio, que esteve envolvido com a questão do abuso sexual e violência contra a criança. Mesmo diante dessas duas situações que definiram a exoneração e a condenação, essa casa solicitou que o município desse início a uma sindicância para averiguar a morosidade no processo.”

Beth Leal

Ela destacou ainda que o servidor começou a ser investigado em 2019, mas só foi afastado em novembro de 2024, sendo condenado a 30 anos de prisão em março de 2025. Beth reforçou o compromisso da administração com a transparência:

“O prefeito Renato Silva acatou prontamente a recomendação dos vereadores, e a comissão de sindicância concluiu seu trabalho na última sexta-feira, apresentando ao prefeito as recomendações. Agora, estamos protocolando esse relatório para que todos tenham acesso às ações tomadas.”

Beth Leal

O presidente Tiago Almeida afirmou que o relatório será lido na sessão desta terça-feira (02) na Câmara e que uma cópia será entregue a todos os vereadores:

“O relatório está em nossa mão, amanhã vai para a leitura e eu vou pedir uma cópia e entregar a todos os vereadores. Depois que for estudado, será avaliado se será aberta uma CPI. Para isso, é necessário o apoio de sete assinaturas.”

Tiago Almeida (Republicanos)

O vereador Everton Guimarães (PMB) também comentou sobre a possibilidade de abertura de uma CPI:

“Se houver relevância, com sete assinaturas ou mais, a CPI será aberta. Vamos aguardar a leitura do relatório e tomar uma decisão com base na análise do documento.”

Everton Guimarães (PMB)

Durante a coletiva, foram abordados temas como a morosidade do processo, a necessidade de acompanhamento mais próximo por parte das secretarias e as ações tomadas pelo Executivo para melhorar a fiscalização. Beth Leal destacou que o município não teve intenção de omitir informações e que todas as ações foram feitas com responsabilidade:

“A administração sempre buscou agir com lisura e transparência. Assim que tomamos conhecimento do caso, a prioridade foi agir rapidamente, inclusive com a exoneração do servidor e o encaminhamento ao Ministério Público.”

Beth Leal

Ela também explicou que, com a aprovação de uma nova legislação, o afastamento imediato de servidores envolvidos em casos de abuso sexual será possível, mesmo durante o andamento do processo administrativo.

“Antes, nossa legislação não permitia o afastamento imediato, mas agora, com a nova lei, essa medida será adotada para proteger as crianças e garantir agilidade na resposta.”

Beth Leal

A secretária disse ainda que será aberto um processo administrativo que vai investigar a servidora que esteve a frente do processo que investigou o caso na época para verificar a causa da demora na conclusão do processo.

Após a leitura do documento na Casa de Leis os vereadores devem decidir se será instaurada uma Comissão Parlamentar de Inquérito.

Notícias Relacionadas:

Vereador justifica recusa em assinar documento para CPI do
Vereador justifica recusa em assinar documento para CPI do "Professor Monstro"
Caso
Caso "Professor Monstro": vereador Fão diz que assinaturas coletadas pelas mães não tem validade
Mães clamam por CPI do 'Professor Monstro' e denunciam intimidação na Câmara de Cascavel
Mães clamam por CPI do 'Professor Monstro' e denunciam intimidação na Câmara de Cascavel
CPI do 'Professor Monstro': Vereador se compromete e pede coragem
CPI do 'Professor Monstro': Vereador se compromete e pede coragem
Vereador Doutor Lauri apoia CPI do 'Professor Monstro' e diz que pedofilia deve ser crime hediondo
Vereador Doutor Lauri apoia CPI do 'Professor Monstro' e diz que pedofilia deve ser crime hediondo
Vereador critica divulgação de vídeo em que teria recusado entrevista sobre CPI do
Vereador critica divulgação de vídeo em que teria recusado entrevista sobre CPI do "Professor Monstro"
Protesto na Câmara: mães de vítimas do 'Professor Monstro' exigem CPI
Protesto na Câmara: mães de vítimas do 'Professor Monstro' exigem CPI
Relatório sobre denúncia de abusos em CMEI será entregue este mês, informa comissão
Relatório sobre denúncia de abusos em CMEI será entregue este mês, informa comissão
Nova Lei de antecedentes criminais para proteção a crianças entra em vigor em Cascavel
Nova Lei de antecedentes criminais para proteção a crianças entra em vigor em Cascavel
Câmara de Cascavel vota afastamento preventivo de servidores acusados de abuso
Câmara de Cascavel vota afastamento preventivo de servidores acusados de abuso
Após caso do
Após caso do "Professor Monstro", Câmara vota lei para exigir antecedentes criminais a servidores
Indicação na Câmara busca reforço na segurança de CMEI no Bairro Canadá
Indicação na Câmara busca reforço na segurança de CMEI no Bairro Canadá
Pais e mães de alunos do CMEI do Canadá estão com medo, diz Vereador
Pais e mães de alunos do CMEI do Canadá estão com medo, diz Vereador
Vereador quer instalar CPI para apurar abusos:
Vereador quer instalar CPI para apurar abusos: "Por que não tiraram esse monstro da sala de aula?"
Vereador propõe projeto para garantir que servidores da educação não tenham antecedentes criminais
Vereador propõe projeto para garantir que servidores da educação não tenham antecedentes criminais
Caso
Caso "Professor Monstro": manifestação busca respostas após abuso em CMEI
"Professor Monstro": Secretária de Educação dá explicações sobre casos de abuso em CMEIs
Semed diz que
Semed diz que "Professor Monstro" atuava "acompanhado por outro profissional"
"Professor Monstro" teria feito pelo menos mais duas vítimas em CMEI no Bairro Canadá
Cascavelenses convocam protesto por mais segurança:
Cascavelenses convocam protesto por mais segurança: "Até quando vamos conviver com a violência?"
Veja Mais

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

AVISO
agora
Plantão CGN