CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a ANAC é convocada para explicar suspensão da Voepass após acidente trágico

ANAC é convocada para explicar suspensão da Voepass após acidente trágico

O desastre ocorrido em Vinhedo, São Paulo, resultou na morte de 62 pessoas. A ANAC já havia sido ouvida pela comissão em novembro do ano passado....

Publicado em

Por Silmara Santos

Publicidade

Mais acessadas agora

Imagem referente a ANAC é convocada para explicar suspensão da Voepass após acidente trágico

A Comissão Externa da Câmara dos Deputados, responsável por acompanhar as investigações do acidente aéreo com a Voepass em agosto de 2024, expressou interesse em convocar a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) para esclarecer os motivos da suspensão das operações da companhia aérea neste ano.

O desastre ocorrido em Vinhedo, São Paulo, resultou na morte de 62 pessoas. A ANAC já havia sido ouvida pela comissão em novembro do ano passado.

O relator da comissão, o deputado Padovani, da União-PR, espera elucidar as razões por trás da suspensão. Além disso, o deputado tem planos de convocar o Centro de Investigação e Prevenção de Desastres Aeronáuticos (CENIPA) para atualizar a comissão sobre o progresso das investigações. Padovani questiona se a suspensão deveria ter ocorrido antes e se ela é consequência do levantamento das pessoas envolvidas na fiscalização ou de algum descumprimento das exigências após o acidente.

Em meio a uma série de acidentes aeronáuticos registrados recentemente, o deputado questiona a necessidade de atualização da legislação do setor. Ele indaga: “Se temos mais aeronaves voando, a nossa legislação é pertinente, está adequada, a fiscalização está adequada?”

A ANAC, em nota, informou que em outubro de 2024 foram impostas à Voepass várias medidas, incluindo a redução da malha aérea, aumento do tempo de solo das aeronaves para manutenção, troca de administradores e a execução de um plano de ação para corrigir irregularidades. No entanto, após uma nova rodada de auditorias em fevereiro de 2025, a agência identificou uma “degradação da eficiência do sistema de gestão da empresa em relação às atividades monitoradas” e o descumprimento sistemático das exigências.

Padovani é um dos autores do Projeto de Lei 5033/24, que visa resolver conflitos jurídicos em caso de acidentes aéreos e estabelecer um comitê de entidades públicas e privadas para facilitar a comunicação com as vítimas e seus familiares.

Com informação da Câmara dos Deputados.

Veja Mais

Notícias Relacionadas:

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

AVISO
agora
Plantão CGN