
Cascavel se prepara para homenagear vítimas do voo 2283 em evento emocionante
A programação do evento inclui uma caminhada simbólica, um culto ecumênico e a soltura de balões com sementes em homenagem às vítimas...

Publicado em
Por Silmara Santos
Mais acessadas agora

Cascavel se prepara para homenagear as 62 vítimas do trágico acidente aéreo do voo 2283 da Voepass, ocorrido em 9 de agosto de 2024, em Vinhedo (SP). O ato de memória e acolhimento, programado para o dia 9 de março de 2025, se intitula “Amores Além da Vida” e acontecerá no Lago Municipal Paulo Gorski, a partir das 8h.
O voo 2283, que partiu de Cascavel, deixou uma marca profunda na história da aviação comercial brasileira e na vida de inúmeras famílias. Sete meses após a tragédia, a dor da perda ainda é intensa, mas a homenagem busca transformar essa dor em memória, ressignificação e acolhimento.
Maria do Rosário de Fátima Albuquerque, mãe da médica Arianne Estevam Risso, uma das vítimas do acidente, falou sobre o evento que está sendo organizado pela Associação dos familiares das vítimas do voo 2283, a qual ela representa.
A programação do evento inclui uma caminhada simbólica, um culto ecumênico e a soltura de balões com sementes em homenagem às vítimas. Além disso, haverá uma ação solidária, na qual se pede a doação de 1kg de alimento não perecível, cobertores ou agasalhos para instituições carentes.
“A homenagem será no dia 9, no domingo, às 8 horas, iniciando com a caminhada. Nós solicitamos que a população chegue um pouco antes, porque vai haver também algumas atividades. As universidades estarão presentes, nós acreditamos, vai ter equipe de psicólogos, vai ter a área da saúde, provavelmente vai ter, a gente precisa confirmar algumas coisas, alguns atendimentos, alguns exames simples, uma aferição de depressão, essas coisas. E nós também convidamos a população para doar um quilo de alimento voluntário, ou então um agasalho” explicou.
Maria do Rosário ressaltou o perfil de doação das vítimas, muitas das quais eram profissionais da saúde, professores e voluntários.
“Nós estamos buscando ressignificar também essa dor, esse luto. Uma ação de doação para aqueles que necessitam, porque quase a totalidade das vítimas eram pessoas que tinham um legado de doação, de serviço ao próximo, de serviço à comunidade. Porque eram médicos, eram professores, eram voluntários. Então, se você for estudar, todo o histórico de cada um era um avião de luz, era um avião de pessoas escolhidas”.
A homenagem “Amores Além da Vida” é um convite aberto a toda a população de Cascavel e região, que são convidadas a se juntarem aos familiares das vítimas nesse momento de memória e acolhimento.

Notícias Relacionadas:
Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação
Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.
Participe do nosso grupo no Whatsapp
ou