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Imagem referente a Piloto do voo 2283 deixou bilhete para namorada: ‘Eu vou, mas eu volto’
Reprodução/Redes sociais

Piloto do voo 2283 deixou bilhete para namorada: ‘Eu vou, mas eu volto’

Em uma das mensagens, Thalita desabafou sobre o sofrimento que está enfrentando. “Meu único desejo era ter você de volta. Liguei incansavelmente para o seu celular,...

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Por Diego Cavalcante

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Imagem referente a Piloto do voo 2283 deixou bilhete para namorada: ‘Eu vou, mas eu volto’
Reprodução/Redes sociais

A namorada de Danilo Santos Romano, o piloto de 35 anos que comandava o avião que caiu em Vinhedo (SP) na sexta-feira (9), resultando na morte de 62 pessoas, usou as redes sociais para prestar uma homenagem ao comandante. Thalita Valente compartilhou, no sábado (10), uma série de Stories no Instagram expressando sua dor e saudade.

Em uma das mensagens, Thalita desabafou sobre o sofrimento que está enfrentando. “Meu único desejo era ter você de volta. Liguei incansavelmente para o seu celular, mas não pude ouvir sua voz. Está sendo desesperador”, escreveu.

Ela também declarou seu amor por Danilo: “Te amo, Danilo, como nunca amei ninguém”, afirmou. Thalita mencionou que o casal estava junto há quatro anos e revelou que tinham planos de ter filhos.

Entre as postagens, Thalita compartilhou um bilhete deixado por Danilo antes de sair de casa. “Obrigado por querer ficar comigo hoje. Eu vou, mas eu volto, hein?”, dizia a mensagem. Na legenda, Thalita escreveu: “Este é o dia mais triste da minha vida”.

O avião de prefixo PS-VPB partiu de Cascavel, no Paraná, às 11h46, com destino ao Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, e tinha chegada prevista para as 13h50. Nos minutos finais do voo, a aeronave caiu cerca de 4 mil metros em aproximadamente 1 minuto, segundo dados do Flightradar, uma plataforma de monitoramento de voos.

Corpos são removidos

O governo paulista divulgou às 18h50 desse sábado (10)  boletim informando que foram resgatados todos os corpos das vítimas do acidente com a aeronave ATR-72, da Voepass Linhas Aéreas, ocorrido sexta-feira (9), em Vinhedo, no interior de São Paulo.

Ao todo, 62 corpos, sendo 34 masculinos e 28 femininos, estão sendo encaminhados para a unidade central do Instituto Médico Legal (IML), que fica no bairro de Cerqueira César, em São Paulo, para identificação e posterior liberação às famílias.

A unidade do IML foi fechada para oferecer um atendimento ininterrupto e exclusivo às vítimas da tragédia. Até o começo da noite deste sábado, 50 corpos já tinham sido encaminhados ao IML central e o restante deve chegar nas próximas horas.

Cenipa recupera gravações das caixas-pretas

O chefe do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) da Força Aérea Brasileira (FAB), brigadeiro do ar Marcelo Moreno, informou em entrevista coletiva à imprensa,neste domingo (11), em Vinhedo (SP), que o órgão conseguiu extrair com sucesso todo o conteúdo dos dois gravadores conhecidos, como caixas-pretas.

“Nessa manhã, temos a informação de que conseguimos, 100% de sucesso, obter as informações de voz, informações de dados que correspondem aos momentos que antecederam a esse trágico evento para a sociedade”, confirmou o militar.

O chefe do Cenipa explicou que estão em poder das autoridades duas caixas pretas do avião matrícula PS-VPB: o gravador de voz, o Cockpit Voice Recorder, e o gravador de dados, Flight Data Recorder. Os dados confirmam que não houve, em nenhum momento, por parte da tripulação da aeronave acidentada, declaração de emergência aos órgãos de controle de tráfego aéreo.

Investigações

O brigadeiro Marcelo Moreno informou que, após a conclusão desta primeira fase de extração e validação dos dados dos dois gravadores, a próxima etapa será iniciada com retorno dos investigadores do Cenipa à sede do órgão, em Brasília.

“Agora, aguardamos a linha de investigação de nossos investigadores, que ainda se encontram aqui comigo [em Vinhedo], regressarem a Brasília para a gente começar a trabalhar na transformação desse número enorme de dados para a informação útil para a sociedade”.

O responsável pelas investigações também explicou que os dois motores da aeronave serão guardados e analisados, na sede do Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa IV), em São Paulo, localizada no Campo de Marte, na capital paulista.

As instalações militares estão subordinadas ao Cenipa, em Brasília: “os motores serão segregados para a anterior análise de nosso pessoal engenheiro qualificado e experiente para emissão de laudo, como uma parte da investigação para se ter certeza se, durante o impacto, os motores estavam ou não desenvolvendo potência”.

O militar estima que o relatório preliminar da investigação será apresentado em 30 dias, seguindo protocolos internacionais.

A declaração foi dada após Moreno frisar que o Laboratório de Análise de Dados de Gravadores de Voo (LabData) da FAB tem capacidade e autonomia para fazer a extração e análise de dados das caixas-pretas, no próprio país, sem necessidade de recorrer à ajuda internacional.

Com informações do Bhaz

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