
Sem pedágio por enquanto: EPR Iguaçu assume rodovias a partir de amanhã!
O lote 6 abrange as regiões Oeste e Sudoeste do Paraná, incluindo 31 municípios e um total de 662 quilômetros de rodovias...

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Por Silmara Santos
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A EPR Iguaçu, grupo que assume a concessão do pedágio, em coletiva de imprensa realizada, em Cascavel, nesta quinta-feira (15), anunciou que assumirá a prestação de serviços nas rodovias que compõem o lote 6 das Rodovias Integradas do Paraná a partir da meia-noite de sexta-feira (16). O lote 6 abrange as regiões Oeste e Sudoeste do Paraná, incluindo 31 municípios e um total de 662 quilômetros de rodovias.

O Diretor Executivo da EPR Iguaçu, Silvio Caldas, explicou que o foco inicial será a melhoria e manutenção das rodovias, incluindo pavimentação, sinalização e drenagem. Ele também afirmou que os usuários das rodovias terão acesso a serviços como atendimento médico, socorro mecânico e inspeção de tráfego.
No entanto, a cobrança de pedágio ainda não será implementada, ficando para um segundo momento após a variação do poder concedente. Não há uma data definida para o início da cobrança.

Silvio Caldas também esclareceu que o valor do pedágio já está determinado no edital, mas aguarda atualização pelo poder concedente. Ele também mencionou o degrau tarifário, explicando que ele é aplicado à medida que as rodovias são duplicadas.
O executivo também abordou a questão das obras em andamento em algumas áreas, como Santa Lúcia e Capitão Leônidas das Marques, afirmando que a empresa está ciente dos problemas e trabalhará para melhorar a infraestrutura.
Durante a coletiva de imprensa, o Diretor Executivo Silvio Caldas reforçou o compromisso da EPR em manter um diálogo aberto e transparente com a população. Segundo ele o objetivo é atender todas as demandas da comunidade buscando entender a necessidade de cada localidade para que o grupo possa construir as melhores soluções.
Silvio Caldas também destacou a agilidade na implementação de melhorias:
“Nós já estaremos atuando de forma imediata, mas já estamos mobilizados na região sudoeste, assim como na BR-163, na BR-277, para a execução dessas melhorias.”
Silvio Caldas
Ele reforçou que o objetivo é sempre discutir e planejar ações que tragam mais segurança, conforto e fluidez às regiões atendidas, afirmando que “é isso que nós estamos buscando” e que o canal de comunicação permanece aberto.
Sobre os viadutos de Santa Lúcia e Capitão Leônidas Marques, que permanecem fechados, ele explicou que no momento, os trabalhos estão focados na avaliação e na segurança e que o grupo ainda está recebendo toda a documentação do DNIT com relação aos projetos que foram executados, para que seja feita a avaliação desses projetos, verificar as necessidades, e colocar esses dispositivos em operação o mais breve possível.
No que diz respeito às obras em Cascavel, Silvio Caldas afirmou que o grupo está sempre seguindo com as tratativas, com a escuta, buscando entender quais as necessidades da cidade. Sobre a possibilidade de o município assumir obras dentro do perímetro urbano da cidade, ele explicou que:
“Qualquer alteração do contrato, qualquer alteração do cronograma de obras é necessário que haja aprovação do poder concedido.”
Silvio Caldas
Silvio também falou sobre as melhorias nas rodovias, dizendo que “essas melhorias são contínuas” e que “a conservação da rodovia é constante”. Ele garantiu que algumas obras começaram antes mesmo do contrato assinado e que “continuarão ao longo do tempo.”
No que se refere às obras de duplicação, ele esclareceu que o grupo está na fase dos estudos iniciais, elaboração de projetos básicos e ambientais, e que a partir do terceiro ano, serão começadas as duplicações, conforme o cronograma do contrato. Ele destacou que “o programa é extremamente robusto e desafiante,” envolvendo cerca de 460 quilômetros de obras de duplicação divididas em etapas ao longo de seis anos.
Sobre a conectividade, Silvio Caldas confirmou que “a obrigação de implantar o Wi-Fi permanece,” no trecho do Lote 6.

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