CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a Novo contrato de pedágio no Paraná terá fiscalização rigorosa, afirma Deputado Gugu Bueno

Novo contrato de pedágio no Paraná terá fiscalização rigorosa, afirma Deputado Gugu Bueno

O deputado expressou sua preocupação com o passado do pedágio no estado, que ele descreve como “o mais caro do mundo” e que não cumpriu com...

Publicado em

Por Silmara Santos

Publicidade

A equipe da CGN conversou com o Deputado Estadual Gugu Bueno (PSD), Primeiro-Secretário da Assembleia Legislativa do Paraná a respeito das discussões sobre o pedágio no estado, com foco especial no lote 6 que abrange a região do Oeste e Sudoeste do Paraná. Nesta região, estão previstas mais de 100 obras, tornando o assunto um dos mais importantes a serem discutidos nos próximos 40 anos no Estado.

O deputado expressou sua preocupação com o passado do pedágio no estado, que ele descreve como “o mais caro do mundo” e que não cumpriu com as promessas de obras feitas à população. Este cenário, segundo ele, prejudicou a economia do estado e resultou na perda de vidas, especialmente na região oeste do Paraná, que possui a maior malha de área pedagiada.

“Esse é um assunto talvez o mais importante para os próximos 40 anos do Estado do Paraná. Nós sofremos muito com um pedágio maldito, o mais caro do mundo e que não entregou nenhuma parte das obras que tinha promessa de entregar à nossa população”.

Para evitar que a história se repita, o novo contrato de pedágio foi elaborado com gatilhos e ferramentas que de acordo com o Deputado permitem ao governo cobrar a execução das obras prometidas, incluindo a duplicação da rodovia de Matelândia até Paranaguá. Esta obra, segundo o deputado, é essencial para a segurança e o progresso da região, uma vez que a BR-277 atualmente representa um obstáculo para o crescimento.

Com o PIB do Paraná tendo dobrado nos últimos oito anos, passando de R$ 400 bilhões para R$ 800 bilhões, o volume de transporte, carga e veículos nas rodovias aumentou significativamente, tornando a execução das obras ainda mais necessária. O deputado Bueno enfatizou que não abrirá mão de nenhuma das obras previstas no contrato e que haverá penalidades financeiras e contratuais para as empresas que não cumprirem o cronograma de obras.

“Hoje a BR-277 é um gargalo para o nosso crescimento, precisamos de uma infraestrutura viária, uma malha viária que dê condições e que tenha capacidade também de absorver a perspectiva de crescimento da nossa economia que, só nesses últimos oito anos, a economia do Estado do Paraná duplicou, saímos de R$ 400 bilhões para R$ 800 bilhões o nosso PIB. E é claro que isso significa mais transporte, mais carga, mais volume de veículos nas nossas rodovias e é por isso que essa é uma obra tão importante”.

As obras, segundo o contrato, devem começar no máximo no terceiro ano, com os projetos saindo do papel e recebendo aprovações e licenciamentos nos dois primeiros anos. O deputado Bueno afirmou que usará seu mandato para garantir que as obras sejam realizadas conforme planejado e que a Assembleia exercerá seu papel fiscalizador, cobrando a execução das obras e a fiscalização dos governos estadual e federal.

“Usaremos o nosso papel fiscalizatório, estaremos cobrando para que essas obras aconteçam dentro do seu prazo e, caso não estejam acontecendo, temos a ferramenta de propor uma reunião aqui na Assembleia, de propor audiência pública, de propor, enfim, uma série de instrumentos cobrando a concessionária para que ela execute essa obra e cobrando também para que o próprio governo do Estado e o próprio Governo Federal” disse o deputado.

As obras

O lote 6 engloba as rodovias BR-163, BR-277, PR-158, PR-180, PR-182, PR-280 e PR-483, com um investimento total de R$ 20 bilhões. Este valor será dividido entre a aplicação de R$ 12,6 bilhões em grandes obras e R$ 7,4 bilhões na manutenção e operação das estradas.

Dentre as principais obras previstas estão a duplicação de 462 quilômetros de rodovias, principalmente na BR-277, mas também na PR-182, no Sudoeste. O projeto de concessão vai de Cascavel até Pato Branco, onde se conectará com o projeto de revitalização em concreto executado pelo Governo do Estado.

A expectativa é que todo o percurso da BR-277 seja duplicado, atendendo a uma demanda antiga da população e do setor produtivo paranaense. Além disso, serão implantados novos viadutos, passarelas para pedestres e vias marginais.

A CGN continua acompanhando a implementação do pedágio no Estado do Paraná, especificamente o Lote 6 que refere-se a cidades do Oeste e Sudoeste do Paraná.

Google News CGN Newsletter

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
AVISO
agora
Plantão CGN