FAB assegura que áudios da caixa-preta do voo 2283 não foram vazados à imprensa
A nota emitida pela Força Aérea Brasileira, é uma resposta a informação divulgada ontem pelo Jornal Nacional, que teria revelado supostas transcrições dos áudios. Segundo o...
Publicado em
Por CGN Redação
A Força Aérea Brasileira (FAB), por meio do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), negou veementemente que qualquer veículo de imprensa tenha tido acesso aos áudios, transcrições ou dados dos gravadores de voo da aeronave de matrícula PS-VPB. A aeronave em questão esteve envolvida em um acidente aeronáutico ocorrido em Vinhedo, São Paulo, na última sexta-feira (09/08).
A nota emitida pela Força Aérea Brasileira, é uma resposta a informação divulgada ontem pelo Jornal Nacional, que teria revelado supostas transcrições dos áudios. Segundo o divulgado pela Rede Globo, investigadores teriam afirmado que o copiloto Humberto de Campos Alencar e Silva percebeu que a aeronave estava perdendo altitude, e avisou ao piloto Danilo Santos Romano que era preciso estabilizar o avião. O jornal divulgou ainda, que o último som registrado pela caixa-preta foram gritos dos passageiros.
O CENIPA ressaltou que segue rigorosamente os protocolos específicos estabelecidos pela Lei nº 7.565/1986, conhecida como Código Brasileiro de Aeronáutica (CBA), pelo Decreto nº 9.540/2018 e pelo Anexo 13 à Convenção sobre Aviação Civil Internacional, datada de 1944. Esses protocolos determinam a maneira como as informações são tratadas e divulgadas após um acidente aeronáutico.
A FAB, por sua vez, reafirmou seu compromisso com a transparência e a seriedade na condução das investigações. A instituição também expressou seu respeito à dor dos familiares das vítimas envolvidas no acidente, reiterando que todas as medidas estão sendo tomadas para apurar os fatos com precisão e responsabilidade.
Notícias Relacionadas:
Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação
Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.
Participe do nosso grupo no Whatsapp
ou