
F1: Verstappen ‘toma’ pole de Sainz para GP do Azerbaijão em treino caótico
Q1 A dupla da Sauber foi a primeira a deixar os boxes, assim como Alexander Albon. Importante lembrar que Gabriel Bortoleto já havia explicado o quão difícil é encontrar o...
Publicado em
Por Diego Cavalcante

As sessões de treino para o GP do Azerbaijão entregaram pouco do que podíamos esperar para a classificação da Fórmula 1. Com a dupla da McLaren ficando totalmente aquém no TL2 por conta de batidas e os dois carros da Ferrari andando muito bem, mas as coisas mudaram no TL3. Para o quali, marcado pela chuva no Q3, Max Verstappen foi o mais rápido, com Carlos Sainz surpreendendo em segundo e Liam Lawson em terceiro.
Q1
A dupla da Sauber foi a primeira a deixar os boxes, assim como Alexander Albon. Importante lembrar que Gabriel Bortoleto já havia explicado o quão difícil é encontrar o momento perfeito de deixar a garagem para fazer uma boa volta.
Charles Leclerc fez a volta mais rápida, cravando 1min41s982, com Max Verstappen conseguindo completar sua volta de 1min42s210 segundos antes da bandeira vermelha ser acionada por conta da batida de Albon. Lando Norris era o terceiro, com 1min42s407, enquanto Oscar Piastri precisou abortar sua volta.
Andrea Kimi Antonelli foi anotado pela FIA (Federação Internacional de Automobilismo) por não diminuir a velocidade durante a bandeira amarela dupla. O piloto foi avisado por seu engenheiro do incidente e justificou que “não viu” o aviso.
Com a bandeira verde, apenas alguns pilotos conseguiram completar uma volta antes de mais uma bandeira vermelha causada por Nico Hulkenberg. O alemão acertou o muro e quebrou a asa, conseguindo voltar para os boxes para checar se havia mais algum problema.
Bortoleto também foi anotado por ter infringido regras da bandeira amarela, mas o incidente não gerou nenhuma investigação.
Com a pista reaberta, todos os pilotos voltaram para tentarem melhorar suas voltas. Antonelli era o único sem ter marcado nenhuma volta, isso porque suas duas foram deletadas por conta das bandeiras vermelhas.
Norris cravou o melhor tempo, 1min41s322, apenas 0s009 à frente de Verstappen. Leclerc fechou o top 3. Pierre Gasly e Colapinto bateram muito próximos em uma das agulhas do traçado, permitindo que Bortoleto terminasse o Q1 em 13°.
Eliminados: Albon, Gasly, Ocon, Hulkenberg e Colapinto.
Q2
Logo nos primeiros minutos do Q2, Isack Hadjar passou reto na curva 4 e causou uma rápida bandeira amarela, mas conseguiu retornar sem grandes problemas. Na sequência, foi a vez de Oliver Bearman parar no meio da reta antes da Curva 3, com a suspensão quebrada.
Norris e Piastri foram os primeiros a fecharem voltas na casa de 1min41s, mas rapidamente Russell e Antonelli se colocaram entre as duas McLarens. Enquanto Leclerc teve sua volta deletada, já que acabou escapando em uma das agulhas.
Bortoleto, por sua vez, informou o engenheiro que estava muito difícil de conseguir alcançar a temperatura ideal nos pneus para melhorar sua volta. O brasileiro era apenas 12°, atrás de Stroll.
Leclerc conseguiu encaixar uma boa volta nos últimos minutos da sessão, subindo para quarto e ‘empurrando’ Hamilton para zona de eliminação. O britânico tentou revidar, mas terminou apenas em 12°.
Eliminados: Bearman, Stroll, Bortoleto, Hamilton e Alonso.
Q3
Para a última sessão, apenas Lawson e Hadjar apostaram em pneus macios, enquanto restante do grid optou por fazer voltas de médios. Uma rápida bandeira amarela foi causada por Russell, mas o piloto conseguiu dar ré e voltar para a pista.
Isso fez com que Verstappen acionasse o rádio para avisar que a pista estava “muito escorregadia” e poderia ser a chuva que começava a tomar o traçado lentamente. Poucos segundos depois, Leclerc bateu na Curva 15, causando a primeira bandeira vermelha do Q3, com a chuva ganhando força.
Com a chuva diminuindo, os carros voltaram para a pista, Norris, Piastri e Sainz optaram por trocar os pneus por macios novos.
A segunda bandeira vermelha foi causada por Piastri, que bateu na curva 3, acabando com sua classificação. A sessão ficou parada por pouco mais de dez minutos para a retirada do carro #81.
No fim, Verstappen foi o mais rápido, com Sainz em segundo e Liam Lawson surpreendendo em terceiro. Norris foi apenas o sétimo, com Piastri em nono.
Com informações do Motorsport
Notícias Relacionadas:
Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação
Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.
Participe do nosso grupo no Whatsapp
ou



















