CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a Radares voltam com tudo e número de notificações aplicadas pela Transitar aumenta 584%

Radares voltam com tudo e número de notificações aplicadas pela Transitar aumenta 584%

Levantamento feito pela CGN, apresenta que no primeiro mês de fiscalização já ocorreu um grande aumento no número de infrações cadastradas em Cascavel...

Publicado em

Por Fábio Wronski

Publicidade
Imagem referente a Radares voltam com tudo e número de notificações aplicadas pela Transitar aumenta 584%

No mês de julho deste ano, os radares fixos voltaram a ser utilizados no município de Cascavel. Os equipamentos haviam sido desativados no mês de dezembro do ano passado, após fim do contrato com a empresa que prestava serviço à Transitar.

Com a efetivação de um novo contrato, os controladores de velocidade foram reinstalados em vários pontos da cidade, sendo que já estão em pleno funcionamento.

Conforme a assessoria do município, no primeiro mês de operação, 23 pontos de fiscalização estavam ‘canetiando’ os motoristas apressadinhos, os quais furaram semáforos ou realizaram outras irregularidades.

O projeto é que até o dia 22 de setembro, 47 equipamentos estejam espalhados pela cidade.

No contrato anterior, existiam 27 pontos de fiscalização, agora, praticamente dobrou a quantidade. Destes 27 pontos anteriores, 16 estão sendo reinstalados

Ao todo são 21 radares instalados em cruzamentos, os chamados “furões”; 11 controladores de velocidade, os “pardais” e; 15 lombadas eletrônicas, para fiscalização de vias de 40km/h.

Levantamento feito pela CGN, apresenta que no primeiro mês de fiscalização já ocorreu um grande aumento no número de infrações cadastradas em Cascavel. Por exemplo, nos meses de janeiro houveram 2.246 registros de multas, fevereiro (1.672), março (2.722), abril (1.458), maio (2.251), junho (2.482), ao todo foram realizadas 12.831 notificações, sendo uma média de 2.138 por mês.

Agora, somente no mês de julho, após a ativação dos radares fixos, foram confeccionados 12.497 autos de infração. Considerando a médica mensal, ocorreu um aumento de 584% dos outros meses para o período de julho.

Se comparado o mês de julho deste ano ao do ano passado, onde havia 27 pontos fixos de fiscalização, número maior do que os 23 em atividade, o número de multas aplicadas no ano de 2021 foi de 6.735, ou seja, em julho de 2022, praticamente dobrou (12.497) .

Com o período sem a fiscalização, parece que os motoristas estavam acostumados a andar com maior velocidade e trafegavam com mais imprudência pela cidade.

Agora, com o retorno e também ampliação no número de equipamentos, os condutores precisarão tirar um pouco o pé do acelerador para que a pressa não venha a doer no bolso.

Pelos dados da Transitar, é possível notar que a maior infração cometida pelos ‘cascavelenses’, as quais geraram este aumento, é a do Art. 218 do CTB, que consiste em transitar em velocidade superior à máxima permitida para o local.

É possível notar que nos outros meses quase não foram confeccionadas infrações deste gênero.

Google News CGN Newsletter

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais