10ª Regional começará a transferir pacientes do Hospital do Coração a partir de setembro
Na decisão a juíza fala que os encaminhamentos de pacientes SUS (Sistema Único de Saúde) ao Hospital do Coração, que tem 59 leitos públicos, devem ser...
Publicado em
Por Silmara Santos
O processo de desocupação do Hospital do Coração já vem se estendendo desde 2017 e no dia 13/06/2022 o Hospital foi sentenciado a desocupar o local no prazo de 4 meses e 15 dias, prazo esse que termina no fim de outubro. Na época da decisão a 10ª Regional de Saúde informou que não havia um local que tivesse competência para realizar as mesmas atividades e a desativação desses leitos iria provocar um caos na especialidade de cardiologia.
Na decisão a juíza fala que os encaminhamentos de pacientes SUS (Sistema Único de Saúde) ao Hospital do Coração, que tem 59 leitos públicos, devem ser cessados ao fim do terceiro mês. Para cumprir esse prazo, a 10ª Regional começou a preparar um plano com embasamento jurídico para diminuir os internamentos já a partir de setembro para que no fim de outubro todos os pacientes sejam realocados em novas unidades médicas da região.
Hoje os leitos SUS do Hospital do Coração estão divididos em leitos clínicos, cirúrgicos e de UTI (Unidade de Terapia Intensiva).
Em entrevista com a equipe da CGN, a doutora Lilimar Mori, Diretora da 10ª Regional de Saúde, informou que a documentação já está quase pronta para começar a realocação.
Caso o prazo de desocupação termine e a CMC – Clínica Médica Cascavel – Hospital do Coração não tenha um local para realocar esses pacientes SUS que permanecem internados na unidade, automaticamente o contrato com a Secretaria de Estado da Saúde se rompe e esses pacientes vão para outras unidades de saúde.
“O que a gente está falando é que este serviço vai parar de funcionar, porque, não vai ter onde funcionar. O Estado tem que dar conta desses pacientes que iriam para lá e aí eu não preciso internar na região, posso internar onde tiver leito” explica Lilimar Mori.
Além de fazer um plano, a 10ª Regional está acompanhando os procedimentos, e a partir de agosto começa a diminuir os internamentos.
Notícias Relacionadas:
Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação
Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.
Participe do nosso grupo no Whatsapp
ou