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Consumidores da Copel poderão procurar o Procon para abrir reclamações

Após Audiência Pública na Câmara de Vereadores nesta quinta-feira (27) Copel também atenderá reclamações na Sede do Procon em Cascavel...

Publicado em

Por Silmara Santos

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Cascavel, cidade localizada no oeste do Paraná, tem enfrentado problemas significativos relacionados ao fornecimento de energia elétrica. Desde março, a Comissão de Defesa dos Direitos do Consumidor, a presidência da Câmara e os gabinetes têm recebido uma quantidade expressiva de reclamações sobre as contas de energia. O Procon e a imprensa também registraram um aumento exponencial de denúncias relacionadas ao tema.

Em resposta a essa situação, a Câmara de Cascavel realizou uma audiência nesta quinta-feira (27), reunindo a população, representantes dos órgãos de defesa do consumidor e a Companhia Paranaense de Energia (Copel) para discutir possíveis soluções para o problema.

A principal queixa dos consumidores está relacionada ao aumento significativo nas contas de luz após a instalação dos chamados “medidores inteligentes”. No ano passado, a Copel registrou 108 reclamações, sendo 15 sobre aumento na conta. No entanto, antes de fechar o primeiro trimestre deste ano, já são 106 reclamações, das quais 80 referem-se diretamente ao valor das contas.

Moradores da área rural também denunciam quedas constantes de energia, que chegam a durar muitas horas, causando prejuízos para produtores rurais. Segundo Simone Carvalho, proprietária do Pesqueiro Marinas, a propriedade ficou sem energia durante um dia inteiro várias vezes neste ano, resultando na perda de cerca de 150 toneladas de peixe.

Diante das reclamações, a Copel disponibilizou dois atendentes para esclarecer dúvidas e analisar contas de energia apresentadas pelos consumidores. A empresa destacou que eventos climáticos extremos e o aumento da temperatura média têm gerado um crescimento significativo no consumo de energia elétrica.

No entanto, o secretário de Meio Ambiente de Cascavel, Aílton Lima, lembrou que a responsabilidade pela poda e manutenção das árvores que possam interferir na rede é da Copel, portanto, os moradores não devem ser punidos pela falta de cuidados da companhia.

A Câmara Municipal sugeriu diversas medidas para amenizar os problemas enfrentados pelos consumidores, incluindo a criação de um canal direto para atendimento no WhatsApp, um canal exclusivo de atendimento para moradores da zona rural, atendimento presencial da Copel dentro do Procon, estudos para a implantação da rede trifásica no interior, instalação de novas subestações e campanhas para incentivar os consumidores a procurarem o Procon para registrar suas reclamações.

Após a audiência pública, a Copel iniciará o atendimento na sede do Procon já nesta sexta-feira, a partir das 8h30 até às 14h. O presidente da comissão de defesa do consumidor, vereador Everton Guimarães estará disponível para entrevistas no local às 8h30.

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