CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a Saiba qual o motivo do aumento na conta de luz em Cascavel e região

Saiba qual o motivo do aumento na conta de luz em Cascavel e região

A onda de calor que atingiu a região Oeste do Paraná, em específico de Cascavel, alterou o valor das contas de energia em até 20% se comparado aos meses de inverno e primavera...

Publicado em

Por Silmara Santos

Publicidade

Após a reclamação de vários consumidores de energia da Região Oeste, especificamente em Cascavel, sobre o valor alto nas contas de energia elétrica, a equipe de reportagem da CGN foi até à Copel e conversou com Carlos Galina, Gerente do Departamento de Operação de Campo da região Oeste da Copel, que explicou que essa alta no valor se deve ao aumento no consumo de energia no mês de fevereiro de 2025 devido as altas temperaturas.

De acordo com Carlos, a onda de calor que atingiu a região Oeste do Paraná, em específico de Cascavel, alterou o valor das contas de energia em até 20% se comparado aos meses de inverno e primavera.

“Vários consumidores já nos procuraram […] verificando que o consumo teria alteração no mês de fevereiro. Em todos os casos que nós analisamos e demos um retorno para os consumidores, foi verificado que o perfil de consumo do cliente apresentado nesse mês de fevereiro é muito semelhante aos períodos de verão dos anos anteriores, analisando 2022, 2023, 2024” informou.

Segundo ele, o que ocorre é que nos períodos de verão, período de férias escolares, também período de festividades, final de ano, janeiro, fevereiro, ocorre a maior utilização dos equipamentos eletrodomésticos dentro da residência, até mesmo dentro do comércio.

“Falando especificamente dos equipamentos de climatização, ar-condicionado, ventiladores, há um uso maior em cima desses equipamentos e, consequentemente, um aumento no consumo de energia também. Falando dos equipamentos de conservação de alimentos, geladeira, freezer, havendo um maior número de pessoas utilizando esse equipamento, um maior número de pessoas no imóvel, consequentemente, a geladeira acaba ficando aberta por mais vezes e acaba demandando um pouco mais do seu funcionamento” explicou.

De acordo com o Gerente, devido a onda de calor excessivo, esses equipamentos acabam sendo forçados a terem um funcionamento maior no motor, em um período maior do dia, então isso leva a um aumento no consumo, que no final do mês acaba tendo uma variação no valor da fatura.

Qual a orientação para os consumidores?

A Copel orienta que os consumidores façam uma análise da fatura, já que todas as faturas que a Copel emite têm um histórico de consumo dos últimos 12 meses.

“O consumidor pode verificar em kWh e não em reais, não valores, qual que foi o seu consumo em kWh no mesmo período de verão do ano passado e como que está sendo o consumo nesse período de verão. Na maioria dos casos, o consumidor já vai conseguir entender que realmente nos meses de verão há um consumo maior, nos meses de inverno esse consumo diminui”.

A Copel pede para que o consumidor analise o seu hábito de consumo nesse período de faturamento, que normalmente compreende entre 27 e 33 dias. O valor referente é um período de mais ou menos 30 dias de consumo.

“Se teve alguma alteração no seu hábito de consumo, se recebeu visitas, se teve pessoas mais tempo em casa, de férias, criançada, se porventura instalou um equipamento novo na unidade e se de fato isso pode ter levado a um aumento de consumo. Temos alguns casos que é importante o pessoal verificar que mesmo não tendo variação no seu perfil de consumo nesse período, alegando não ter talvez um ar-condicionado, não ter mais pessoas habitando o imóvel nesse período onde teve variação de consumo, a gente orienta o consumidor que ele faça uma verificação nas suas instalações internas”.

De acordo com o Gerente do Departamento de Operação de Campo da região Oeste da Copel, é possível que algum equipamento eletrodoméstico, eletroeletrônico tenha tido algum tipo de fuga de energia na conexão da tomada ou até mesmo o equipamento esteja apresentando algum problema de funcionamento e também toda a instalação interna, quadro de distribuição dos disjuntores, até a entrada de medição onde consta o medidor da Copel instalado.

“É importante contratar um profissional habilitado, que tenha esse conhecimento, para que se certifique que não tenha nenhuma fuga de energia ali dentro da sua instalação interna que pode estar ocasionando também esse estouro de consumo” disse.

Medidores inteligentes

Com relação aos medidores inteligentes, Carlos Galina afirmou que esse é um projeto inovador. Copel é pioneira no país com relação a essa inovação.

“Nós estamos instalando, trocando todos os medidores de energia para medidores inteligentes, que eles comunicam diretamente com o nosso centro de controle e operação, e o medidor inteligente em si não está ligado com a avaliação de consumo que foi apresentada. Nós começamos o projeto de troca de medidores aqui no município de Cascavel em junho do ano passado, então já fazem pelo menos oito meses que nós estamos fazendo esse trabalho” disse.

Já foram substituídos nesse período mais de 140 mil medidores, e em alguns casos em que os consumidores procuraram a Copel, solicitando informações sobre o aumento de consumo agora, no mês de fevereiro, são unidades consumidoras em que a troca desse medidor ocorreu alguns meses atrás, já lá no mês de setembro, outubro, novembro.

“Por três ou quatro meses o medidor inteligente, novo, instalado na unidade, registrou o consumo, como não tivemos essa onda de calor, em abril ainda era primavera, inverno, não tivemos um estouro de consumo, e agora no mês de fevereiro o consumidor apresentou a avaliação de consumo. Então não está ligado ao medidor que foi trocado, e sim ao hábito de consumo do consumidor, a maior utilização dos equipamentos devido a onda de calor” explicou.

Bandeira Tarifária

De acordo com Carlos Galina, há três meses está vigorando a bandeira tarifária verde, onde não há acréscimo custo adicional para o consumidor, em virtude da questão energética escassez hídrica em todo o país.

“Também é importante reforçar que em 2024, todo ano, no mês de junho, a Copel tem a revisão tarifária, e no ano passado nós não tivemos reajuste no valor da energia. Então o reajuste ano passado foi de 0% para todos os consumidores do Paraná” finalizou.

Audiência Pública

O Plenário da Câmara Municipal de Cascavel, no Paraná, se prepara para receber uma Audiência Pública no dia 27 de março. O encontro tem como objetivo principal discutir as reclamações dos cidadãos locais acerca do aumento expressivo nas contas de energia, após a instalação dos “medidores inteligentes”, e a qualidade do fornecimento de energia na zona rural.

A iniciativa, aprovada na sessão de terça-feira (11), é da Comissão de Defesa do Consumidor (CDC), composta pelos vereadores Everton Guimarães (PMD), Contador Mazutti (PL) e Dr. Lauri (MDB). O presidente do Legislativo, vereador Tiago Almeida (Republicanos), também está à frente da ação.

Os parlamentares relatam que, nos últimos meses, têm sido procurados por um número cada vez maior de cidadãos insatisfeitos com os valores das contas de energia emitidas pela Companhia Paranaense de Energia (Copel). Tal situação tem causado preocupação na população local e, de acordo com a justificativa apresentada no requerimento da Audiência Pública, “exige esclarecimentos por parte da concessionária responsável”.

A Audiência Pública surge, portanto, como uma oportunidade para que os moradores de Cascavel possam expressar suas insatisfações e buscar respostas para suas dúvidas. Além disso, representa um importante passo na busca por transparência e responsabilidade por parte da Copel, que deverá prestar esclarecimentos sobre as questões levantadas.

Notícias Relacionadas:

Câmara Municipal convoca Copel para esclarecer aumento nas contas de energia
Câmara Municipal convoca Copel para esclarecer aumento nas contas de energia
Com investimento de R$ 195 milhões, Copel entrega cinco subestações de grande porte
Com investimento de R$ 195 milhões, Copel entrega cinco subestações de grande porte
Programa de hortas sob linhas da Copel chega a dez cidades e terá novas unidades em 2025
Programa de hortas sob linhas da Copel chega a dez cidades e terá novas unidades em 2025
Copel conclui
Copel conclui "censo" sobre fiação de telecomunicações; 285 toneladas foram retiradas
Copel avança na modernização do Oeste e leva Rede Elétrica Inteligente a Corbélia
Copel avança na modernização do Oeste e leva Rede Elétrica Inteligente a Corbélia
Copel avalia substituição de equipamentos em 200 escolas para economizar energia
Copel avalia substituição de equipamentos em 200 escolas para economizar energia
Programa Energia Solidária beneficiou 330 mil famílias no Paraná em 2024
Programa Energia Solidária beneficiou 330 mil famílias no Paraná em 2024
Copel amplia rede inteligente na RMC com novos medidores em São José dos Pinhais
Copel amplia rede inteligente na RMC com novos medidores em São José dos Pinhais
Usinas da Copel pagam compensação financeira recorde a municípios, Estado e União
Usinas da Copel pagam compensação financeira recorde a municípios, Estado e União
Copel amplia sistema automatizado que restabelece a energia em segundos
Copel amplia sistema automatizado que restabelece a energia em segundos
Copel conquista certificado de empresa sustentável na B3
Copel conquista certificado de empresa sustentável na B3
Hospitais paranaenses ganham sustentabilidade e economia de energia com apoio da Copel
Hospitais paranaenses ganham sustentabilidade e economia de energia com apoio da Copel
Copel conclui obra em linha de transmissão e beneficia 50 mil consumidores da RMC
Copel conclui obra em linha de transmissão e beneficia 50 mil consumidores da RMC
Rede Elétrica Inteligente da Copel inicia instalação em Toledo e Santa Tereza do Oeste
Rede Elétrica Inteligente da Copel inicia instalação em Toledo e Santa Tereza do Oeste
No Paraná, população que vive no campo conta com 20 mil km de novas redes elétricas
No Paraná, população que vive no campo conta com 20 mil km de novas redes elétricas
R$ 51 milhões: nova rede de dados em alta velocidade da Copel aumenta eficiência elétrica
R$ 51 milhões: nova rede de dados em alta velocidade da Copel aumenta eficiência elétrica
Governador participa da inauguração de PCH capaz de atender 75 mil residências
Governador participa da inauguração de PCH capaz de atender 75 mil residências
Novo edital da Copel destina R$ 50 milhões para iniciativas de eficiência energética
Novo edital da Copel destina R$ 50 milhões para iniciativas de eficiência energética
Copel alerta para cuidados na compra e instalação da decoração natalina
Copel alerta para cuidados na compra e instalação da decoração natalina
Copel lança site especial e campanha para celebrar 70 anos
Copel lança site especial e campanha para celebrar 70 anos
Google News CGN Newsletter

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
AVISO
agora
Plantão CGN