CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a Incapacidade de correção de irregularidades leva Anac a suspender Voepass
© Paulo Pinto/Agência Brasil

Incapacidade de correção de irregularidades leva Anac a suspender Voepass

A decisão da Anac foi motivada pela incapacidade da Voepass em resolver as irregularidades identificadas durante a supervisão realizada pela Agência, além de violar as condições...

Publicado em

Por Fábio Wronski

Publicidade

Mais acessadas agora

Imagem referente a Incapacidade de correção de irregularidades leva Anac a suspender Voepass
© Paulo Pinto/Agência Brasil

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) decidiu suspender as operações aéreas da Voepass, em caráter cautelar, a partir desta terça-feira, 11 de março. A Voepass é composta pela Passaredo Transportes Aéreos e pela Map Linhas Aéreas. A suspensão permanecerá até que sejam corrigidas as não conformidades identificadas nos sistemas de gestão da empresa, conforme estabelecido nos regulamentos.

A decisão da Anac foi motivada pela incapacidade da Voepass em resolver as irregularidades identificadas durante a supervisão realizada pela Agência, além de violar as condições previamente estabelecidas para a continuidade das operações dentro dos padrões de segurança exigidos.

Os passageiros prejudicados pelo cancelamento de voos da Voepass devem entrar em contato com a empresa ou a agência de viagem responsável pela venda do bilhete para solicitar reembolso ou reacomodação em outras companhias.

Atualmente, a Voepass opera com seis aeronaves, atendendo a 15 localidades com voos comerciais e duas com contratos de fretamento.

A situação da empresa se agravou após o acidente aéreo ocorrido em 9 de agosto de 2024, em Vinhedo (SP), que resultou na implantação de uma operação assistida de fiscalização da Anac nas instalações da Voepass. Servidores da Agência estiveram presentes nas bases de operação e manutenção da empresa para verificar as condições de segurança.

Em outubro de 2024, a Anac exigiu diversas medidas, como a redução da malha, aumento do tempo de solo das aeronaves para manutenção, troca de administradores e execução do plano de ações para correção das irregularidades.

Entretanto, após uma nova rodada de auditorias no final de fevereiro de 2025, a Anac identificou uma degradação na eficiência do sistema de gestão da empresa e um descumprimento sistemático das exigências feitas pela Agência. Foi constatada também a reincidência de irregularidades apontadas e consideradas sanadas em ações de vigilância e fiscalização anteriores, além da falta de efetividade do plano de ações corretivas.

Com isso, a Anac decidiu pela suspensão das operações da empresa até que seja comprovada a retomada de sua capacidade de garantir o nível de segurança previsto nos regulamentos vigentes.

Veja Mais

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

AVISO
agora
Plantão CGN