CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!

A pedido do Ministério Público do Paraná, Judiciário determina liminarmente que Município de Jataizinho faça a revisão do Plano Diretor em no máximo 180 dias

Por conta da injustificável demora na revisão do Plano, a 1a Promotoria de Justiça de Ibiporã ajuizou ação civil pública na qual requereu a medida urgente.......

Publicado em

Por Ministério Público do Paraná

Publicidade

A pedido do Ministério Público do Paraná, o Juízo da Vara da Fazenda Pública de Ibiporã (sede da comarca) determinou liminarmente que o Município de Jataizinho, no Norte Central do estado, faça urgentemente a revisão do seu Plano Diretor. A revisão deveria ter sido feita em 2017, estando, portanto, atrasada em oito anos – razão pela qual o MPPR requereu a urgência em sua revisão, no prazo máximo de 180 dias.

Áudio do promotor de justiça José Paulo Montesino Gomes da Silva

Por conta da injustificável demora na revisão do Plano, a 1a Promotoria de Justiça de Ibiporã ajuizou ação civil pública na qual requereu a medida urgente. A ação destaca que “o Plano Diretor é o instrumento básico da política de desenvolvimento urbano, tendo por objetivo, em síntese, ordenar o pleno desenvolvimento das funções sociais da cidade e garantir o bem-estar de seus habitantes”. Ao elencar os prejuízos à população de Jataizinho decorrentes do atraso na revisão do Plano Diretor, a Promotoria de Justiça destaca especialmente “a inexistência de um Plano de Mobilidade Urbana, essencial para a maior fluidez do espaço urbano, gerando maior acesso de serviços, redução de estresse, estando intimamente ligado a qualidade de vida da população”.

A existência de um Plano Diretor e sua revisão a cada dez anos, destaca o MPPR, é obrigatória para o município, conforme prevê o Estatuto da Cidade, uma vez que Jataizinho faz parte da Região Metropolitana de Londrina. A omissão no cumprimento da decisão judicial liminar poderá levar à responsabilização pessoal do prefeito municipal.

Processo 0000984-13.2025.8.16.0090

[email protected]

Fonte: MPPR

Veja Mais

Notícias Relacionadas:

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

AVISO
agora
Plantão CGN