Estado e BID iniciam cooperação para implementar programa Paraná Amigo da Pessoa Idosa
A primeira cooperação é financiada com recursos da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), num valor total de U$ 100 mil, e tem por objetivo construir o......
Publicado em
Por CGN
O Governo do Estado, via Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi), firmou duas cooperações técnicas com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) com o objetivo de impulsionar políticas públicas voltadas à população idosa na Política do Cuidado, através do programa Paraná Amigo da Pessoa Idosa, criado em 2024.
A primeira cooperação é financiada com recursos da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), num valor total de U$ 100 mil, e tem por objetivo construir o Cadastro de Cuidadores do Paraná. A ferramenta permitirá acesso a informações inéditas sobre as características das pessoas que se dedicam aos cuidados (tanto cuidadores familiares e informais quanto cuidadores profissionais), permitindo, assim, a construção de políticas públicas eficientes e efetivas para este segmento.
Já a segunda é custeada com recursos de fundos do Governo do Japão, num valor total de U$ 500 mil, e prazo de execução de três anos. Ela tem por objetivo a estruturação do Programa Paraná Amigo da Pessoa Idosa, incluindo o mapeamento e qualificação da rede de atenção às pessoas idosas, a previsão de apoio e qualificação de cuidadores, e organização da atuação com foco no envelhecimento ativo e saudável.
O programa é fruto da Lei Estadual nº 22.189/2024 e é uma resposta à transição demográfica em curso. O programa tem a finalidade de promover e proteger os direitos, a dignidade e o bem-estar da população idosa e de seus familiares, cuidadores e comunidade, asseguradas a intersetorialidade e interseccionalidade. O duplo olhar inclui como objeto da política pública as pessoas que cuidam, especialmente considerando que essa tarefa recai principalmente sobre as mulheres.
Segundo as projeções mais recentes, até 2050 a população paranaense deverá apresentar redução de 5,5 pontos percentuais (p.p.) da participação relativa dos jovens (até 14 anos de idade – 1,7 milhão), passando de 19,2% para 13,7%, e incremento de 12 p.p. das pessoas idosas (60 ou mais – 3,7 milhões), indo de 17,6% para 29,8%. Dentro desse recorte, a quantidade de idosos com idade superior a 80 anos também cresce de forma acelerada, passando de 2,3% para 6,9%, crescimento de 4,6 p.p.
“Ter o apoio de especialistas em prevenção de demências e políticas públicas voltadas à longevidade valida todo esse planejamento que temos feito. O Paraná se adiantando a essa tendência de envelhecimento populacional, ainda mais sabendo que agora que temos recentemente uma lei nacional da política do cuidado aprovada. Aqui no Paraná temos o programa Paraná Amigo da Pessoa Idosa em forma de legislação. Isso vai legitimar ainda mais a continuidade dessa política”, destacou a secretária da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte.
REFERÊNCIA – O Japão é referência em políticas voltadas às pessoas idosas. A secretária Leandre se reuniu nesta semana com especialistas para início das atividades da cooperação técnica. Yumi Shindo e Shintaro Nakamura trarão para o Paraná as experiências realizadas no país oriental e contribuirão na construção da política pública voltada à população idosa do Estado.
Yumi Shindo é especialista em Políticas de Demência e Práticas Comunitárias no Japão e diretora adjunta do Centro de Treinamento em Geriatria e Gerontologia do Instituto Metropolitano de Geriatria e Gerontologia de Tóquio e coordenadora de pesquisa no Bureau de Planejamento Estratégico do Centro Nacional de Geriatria e Gerontologia. Shintaro Nakamura é especialista em Gerência de Cuidados e coordenação entre serviços públicos para pessoas idosas, e consultor sênior em Seguridade Social da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA).
Fonte: AEN
Notícias Relacionadas:
Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação
Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.
Participe do nosso grupo no Whatsapp
ou