CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a Presos denunciam abuso e revelam possibilidade de rebelião em penitenciária de Cascavel

Presos denunciam abuso e revelam possibilidade de rebelião em penitenciária de Cascavel

Nas cartas os apenados inclusive ressaltam a possibilidade de uma rebelião no local, caso não sejam tomadas providências. ...

Publicado em

Por Silmara Santos

Publicidade
Imagem referente a Presos denunciam abuso e revelam possibilidade de rebelião em penitenciária de Cascavel

A equipe da CGN recebeu nesta sexta-feira (16) novas cartas de três apenados que denunciam abuso de autoridade e agressões sofridas na PETBC (Penitenciária Estadual Thiago Borges de Carvalho) em Cascavel.

Nas cartas os apenados inclusive ressaltam a possibilidade de uma rebelião no local, caso não sejam tomadas providências.

Um dos apenados fala em um trecho de sua carta que está sofrendo opressões na unidade sendo agredido pela equipe.

“Venho através desta carta fazer um pedido de socorro, pois não sei onde recorrer, pois estou sofrendo por opressões dentro da unidade, estou sendo agredido verbalmente e fisicamente pelo seu Elto e pela sua equipe, ele tem me ameaçado sempre e eu já não aguento mais”, diz um dos trechos da carta.

Trecho da carta

Na carta o homem ainda diz que ele e sua família estão sofrendo perseguição por parte da equipe e que isso acontece com ele e com outros detentos.

Em outro trecho da carta, o apenado revela a possibilidade de rebelião na unidade caso a postura da equipe não mude.

“Muitos presos estão programando a pegar a cadeia e como não tem disciplina na unidade uma das mais sangrentas, pois aqui é muita gente que tem guerra um com o outro que já vem de rua, onde se chegarem de pegar, todo mundo corre risco de vida”.

Trecho da carta

Ele ainda relata que só quer pagar a pena e que parem com as perseguições.

Em outra carta um dos apenados se refere diretamente ao Juiz Paulo Damas contando na carta que quando chegou a unidade de Cascavel achou que o local seria tranquilo, mas segundo ele, nos primeiros 15 dias de triagem foram realizados procedimentos da SOE e da GSI onde ele apanhou e recebeu spray de pimenta.

“No dia 17/04/2023 me bateram e jogaram spray de pimenta e várias ameaças que aqui é a casa deles e as regras são deles e que o tratamento é assim”.

Trecho da carta

Na mesma carta ele relata que está há 70 dias na unidade e já tomou mais de 10 procedimentos como esse citado anteriormente.

“Meia noite, uma hora da manhã e manda todo mundo de cueca para fora, os tiros que eles dão para dentro do barraco e eles sempre isolam alguém sem motivos e tiram a televisão para passar veneno pros barracos, e muitas das vezes eles fazem esses procedimentos por motivos de presos que mentem e falam de coisas que nem existe na unidade”.

Trecho da carta

Em outras cartas os detentos ainda denunciam a falta de medicamentos para detentos doentes e novamente falam que a unidade está prestes a ser “pegada” fazendo referência a uma possível rebelião na unidade.

“Por favor me ajude, essa unidade está prestes a ser pegada e uma rebelião hoje vai ser muito sangrenta, pois não tem disciplina e aqui são todos guerreados das ruas e vai dar muita morte. Eu mesmo não quero isso, mas seu Elto está desafiando os presos e todos estão cansados de apanhar e da família estar sendo humilhada, pois sou ser humano e nem animal é tratado da forma que seu Elto está fazendo, peço respeitosamente ao senhor que me ajude e tire seu Elto da unidade para não acontecer nada disso”.

Trecho da carta

Em outra carta escrita para a mãe de um dos detentos ele diz que não aguenta mais apanhar e ser humilhado e faz menção a cometer suicídio.

“Se vc mãe não me ajudar, me perdoa, mais eu vou me enforcar, porque a morte é melhor que a humilhação que eu estou passando. A mãe me conhece, nunca levei um tapa na cara na minha vida o que o seu Elton já me bateu pela vida toda num dia”.

Trecho da carta

Essa é a segunda vez em duas semanas que os apenados da PETBC entram em contato com a redação por meio de cartas.

A equipe da CGN deixa o espaço aberto para que as autoridades competentes se pronunciem sobre as denúncias e sobre a possibilidade de rebelião na unidade.

Google News CGN Newsletter

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais