Ataques de Pitbulls: A culpa é do cão ou do dono?
O médico veterinário, Ednei Fermo, falou com a CGN sobre as características da raça e a responsabilidade dos donos....
Publicado em
Por Deyvid Alan
Nesta semana, a CGN publicou diversas denúncias de moradores sobre cães da raça Pitbull soltos em via pública, que estariam colocando em risco as pessoas que passavam pelo local.
As matérias produzidas nos últimos dias não são as primeiras. Nos últimos meses do ano passado, moradores já haviam denunciado situações de risco e pediam providências dos órgãos competentes.
Em quase todas as publicações realizadas, coincidia o fato de que os cães possuíam donos e estavam nas ruas devido a falta de cuidado dos tutores.
Além dos Pitbulls que permaneciam soltos nas ruas e apresentavam riscos à população por serem bravos, a CGN também publicou diversos ‘achados e perdidos’, de cães da mesma raça, dóceis e que foram resgatados por moradores que procuravam pelos tutores.
No entanto, nesta quarta-feira (02), três pessoas foram atacadas por cães, o que mobilizou equipes de socorro, e ainda, as foças de segurança que também notificaram os proprietários dos animais.
Sobre os cães da raça Pitbull
Em muitos países o Pitbull é considerado um cão potencialmente perigoso e existe uma legislação que tem como objetivo promover e estabelecer determinadas regras de comportamento, uma vez que diz que os cachorros que fazem parte desta lista (que não é apenas o Pitbull), deverão passear apenas com focinheira, guia curta e sob a responsabilidade do dono, o qual também deve obter uma licença que conta com uma série de requisitos.
Para entender mais sobre os fatores relacionados aos ataques registrados em Cascavel, a CGN conversou com o médico veterinário, Ednei Fermo, que possui mais de 20 anos de experiência na área, além de ser sócio fundador do Hospital Veterinário Planeta Bicho de Cascavel.
Ednei destacou que todos os cães podem atacar, seja qualquer a raça ou porte, a diferença está na força da mordida e nas consequências que podem ser mais danosas, como é o caso do Pitbull.
O veterinário disse ainda que, no caso do Pitbull, é necessário levar em consideração a criação, o instinto e a linhagem do animal, já que alguns possuem a tendência de ficarem mais agressivos, até mesmo pela forma de criação.
Especialmente quando estão em matilha, os animais ficam ainda mais propensos a atacarem outros cães e também pessoas, por isso, o veterinário reforça que é uma raça que demanda maior cuidado, já que pode desenvolver agressividade mais facilmente.
Tutores responsáveis
Ednei ressaltou que, por todo o exposto, é imprescindível que os cães da raça Pitbull tenham tutores responsáveis e comprometidos com o cuidado do animal e dos outros, mantendo o sempre em ambiente seguro.
A recomendação do profissional é que desde filhote, os cães sejam criados de forma a socializar com outros animais e pessoas, convivendo de forma mais harmoniosa. Outra sugestão do veterinário é o adestramento, onde será realizada uma avaliação psicológica do animal quando se percebe que ele está muito instintivo e agressivo.
Vale lembrar que, conforme Ednei, a culpa dos ataques não é pelo fato de ser um cão da raça Pitbull, já que qualquer cão solto em via pública, pode atacar outros animais e pessoas. A responsabilidade é do dono e não do animal.
Notícias Relacionadas:
Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação
Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.
Participe do nosso grupo no Whatsapp
ou