CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a Bebê de Cascavel com síndrome rara volta para casa após 14 meses de tratamento em SP

Bebê de Cascavel com síndrome rara volta para casa após 14 meses de tratamento em SP

Graças à compatibilidade de um doador de medula anônimo, ele fez o transplante e se recupera bem...

Publicado em

Por Mariana Lioto

Publicidade
Imagem referente a Bebê de Cascavel com síndrome rara volta para casa após 14 meses de tratamento em SP

Ian tem um ano e quatro meses mas praticamente só agora está conhecendo a própria casa, em Cascavel. Isso porque quando ele tinha poucas semanas de vida a família percebeu que havia algo errado com o bebê e, sem conseguir descobrir o que era, foi a São Paulo em busca de um diagnóstico. Lá foi descoberto que ele tinha uma síndrome rara (Síndrome de Wiskott Aldrich). Foram 14 meses de tratamento, um transplante e apenas há poucos dias o garotinho voltou para casa, no Bairro Tropical. Os pais, Fabio Schuartz e a mãe Camila Franciele acompanharam o menino 100% do tempo.

Fabio conta que voltar para casa é um marco e eles querem aproveitar a comemoração para reforçar a importância de ser doador de medula.

“A síndrome que o Ian tem atinge dez meninos a cada um milhão de nascimentos. Ele conseguiu um doador 100% compatível que não conhecemos, muitas vezes nem um irmão tem uma compatibilidade tão grande. Se essa pessoa não tivesse se cadastrado para ser doador de medula meu filho poderia ainda estar no hospital, esperando. Uma coisa que eu coloquei no meu coração é me cadastrar e buscar o máximo de pessoas possível para ser doador”, pontua Fabio.

O tratamento foi uma sequência de batalhas. De agosto a dezembro do no passado foi o momento de conseguir um diagnóstico. Depois, no início deste ano ocorreu o transplante. Um dos momentos mais tensos foi quando Ian precisou ficar dez dias na UTI.

“Neste momento foi ruim porque ele precisou usar uma medicação muito forte, mas a boa notícia que foi percebido que ele estava começando a criar anticorpos, que a medula estava pegando”, conta Fabio.

O tempo em São Paulo se alongou um pouco devido a dificuldades renais no bebê, mas felizmente esta situação já foi normalizada. Mais recentemente Ian começou a ter uma reação na pele, o que gerou um alerta de que poderia estar havendo rejeição da medula. Felizmente nada mais grave se confirmou e agora o controle é feito com um hidratante especial (Cetaphil loção corporal)

De volta da cidade a família tenta retomar a rotina. O pai não conseguiu voltar ao trabalho normalmente e ainda há alguns custos elevados.

Se alguém puder ajudar com doações em dinheiro, pode fazer depósito ou transferência em banco da Caixa ou Lotérica.

Agência: 1546

Operação: 013

Conta Poupança: 80188-0

Nome: Fabio Schuartz de Jesus

CPF: 061.508.309-93

Veja Mais

Whatsapp CGN 9.9969-4530 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

AVISO
agora
Plantão CGN