CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a Boa notícia: medula transplantada em bebê de Cascavel ‘pegou’ e tratamento avança

Boa notícia: medula transplantada em bebê de Cascavel ‘pegou’ e tratamento avança

Família aproveita para falar sobre a importância da doação de medula óssea…...

Publicado em

Por Mariana Lioto

Publicidade
Imagem referente a Boa notícia: medula transplantada em bebê de Cascavel ‘pegou’ e tratamento avança

No último fim de semana Camila e Fabio Schuartz, pais do pequeno Ian, receberam uma ótima notícia: a medula transplantada no mês passado “pegou” e o tratamento do menino que tem uma síndrome rara segue para a fase final.

A família é de Cascavel e Ian tem sete meses de idade. Eles já estão em São Paulo há seis meses onde conseguiram descobrir que Ian tem a Síndrome de Wiskott-Aldrich, que afeta o sistema imunológico.

Depois do transplante o garotinho pegou uma infecção e precisou ficar na UTI, sedado e entubado, aí veio a boa notícia de que a medula pegou.

Todos os desafios fazem a família destacar a importância de ser um doador de medula. No caso de Ian um rapaz de 25 anos já era cadastrado no banco de dados e após testes para confirmar a compatibilidade, quando os dados foram cruzados com o do bebê, foi constatado que a medula do homem, saudável, era 100% compatível, mesmo sem ser familiar. Com um procedimento simples ele pode ser o doador.

“A síndrome do Ian é rara e é muito raro também achar um doador 100% compatível. Nós tivemos essa sorte e queremos agora divulgar para que todos saibam da importância de fazer o cadastro para doação e poder salvar uma vida, assim como o Ian foi salvo”, conta o pai.

Em Cascavel a inclusão no cadastro de doares é feita pelo Hemocentro e o procedimento para se tornar doador é simples, apenas uma amostra de sangue e pronto. O Hemocentro fica aos fundos do HU.

Depois destes seis meses no hospital, agora há previsão de que em cerca de 10 dias Ian possa ter alta e seguir o acompanhamento próximo ao hospital que fez o transplante.

“Vamos precisar ficar em São Paulo por mais uns 100 dias que é o período de observação onde teremos consultas e exames regularmente. Não teremos como voltar para casa porque às vezes teremos várias consultas na semana”, relata Fabio.

A família conseguiu uma quitinete da Igreja Adventista do Sétimo Dia para permanecer durante este período em São Paulo, mas ainda precisa de auxílio para as despesas de alimentação e transporte. Quem puder ajudar com qualquer valor pode fazer depósito ou transferência para a conta da Caixa Econômica Federal.

Agência: 1546
Operação: 013
Conta Poupança: 80188-0
Nome: Fabio Schuartz de Jesus
CPF: 061.508.309-93

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais