Ministério Publico do Paraná obtém liminar que determina suspensão de obras em loteamento irregular em área de preservação no bairro Butiatuvinha, em Curitiba
As apurações da Promotoria de Justiça tiveram início em setembro de 2023, a partir do recebimento de representação popular que indicava a possível ocorrência de desmatamento......

Publicado em
Mais acessadas agora
A partir de atuação do Ministério Público do Paraná, o Judiciário determinou liminarmente a imediata suspensão de obras em um imóvel localizado em área de preservação permanente do Rio Passaúna no bairro Butiatuvinha, em Curitiba. A decisão, publicada na última sexta-feira, 28 de março, responde a ação civil pública ajuizada pela Promotoria de Justiça de Proteção ao Meio Ambiente da capital, que comprovou a ocorrência de diversos ilícitos ambientais no local, que também é protegido por conter bosque nativo relevante e estar em zona de proteção de fundo de vale.
Áudio do promotor de Justiça Sérgio Luiz Cordoni
As apurações da Promotoria de Justiça tiveram início em setembro de 2023, a partir do recebimento de representação popular que indicava a possível ocorrência de desmatamento indevido e aterramento de área de fundo de vale. As intervenções supostamente tinham a finalidade de viabilizar a implantação de loteamento irregular no local.
Entre as ilegalidades constatadas, estão o desmatamento não autorizado de vegetação, incluindo espécies exóticas, desde 2022, a realização de obras ilegais, como a construção de muro sobre área protegida, e soterramento de árvores. No curso das investigações, a partir da confirmação das infrações, os órgãos ambientais municipais chegaram a aplicar multas aos responsáveis, sem, entretanto, que houvesse a interrupção das irregularidades.
A decisão judicial fixou a obrigação de pagamento de multa diária no valor de R$ 1 mil em caso de descumprimento e prazo de cinco dias para a suspensão de todas as intervenções no imóvel, até a obtenção e apresentação de todos os alvarás e licenças para as atividades pretendidas.
Processo 0009803-12.2025.8.16.0001
[email protected]
Fonte: MPPR
Notícias Relacionadas:
Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação
Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.
Participe do nosso grupo no Whatsapp
ou