
Vereadores de Cascavel pedem ações mais efetivas contra drogas após homicídio de Luis Lourenço
Vereadores falaram sobre a morte de Luis Lourenço na manhã desta terça-feira ...

Publicado em
Por Silmara Santos
Mais acessadas agora
Em meio a preocupações crescentes com a violência e o uso de drogas em Cascavel, os vereadores da cidade estão pedindo ações mais efetivas para combater esses problemas. A discussão foi levantada na sequência do assassinato de Luis Lourenço, ocorrido na manhã de terça-feira (25), na Rua Manaus.
O Vereador Valdecir Alcantara (Progressista) questionou a relação entre o uso de drogas e a violência na cidade, citando vários casos de crimes cometidos por pessoas sob influência de entorpecentes. “Vamos começar a ser mais vigilantes nesse sentido”, afirmou Alcantara.
Em resposta, o Vereador Serginho Ribeiro (PSD) enfatizou a necessidade de ações concretas para prevenir futuras tragédias. “Quem consegue mudar o que aconteceu? O que tem que ser feito é Cascavel tomar a frente”, ressaltou Ribeiro, destacando a importância do investimento em segurança pública e a necessidade de internamento involuntário.
Serginho Ribeiro bastante alterado também sugeriu a utilização dos valores devolvidos pela Câmara de Vereadores à Prefeitura para investimento em segurança pública.
Por sua vez, o Vereador Cidão da Telepar (Podemos) relatou ações de abordagem social realizadas pela Secretaria de Assistência Social, mas lamentou que, de 70 abordados, nenhum aceitou ser encaminhado para o Centro POP para receber atendimento médico.
Já o Vereador Antonio Marcos do PSD enfatizou a importância de proteger as crianças e adolescentes da violência e do uso de drogas.
Em continuidade das discussões o Vereador Policial Madril (Progressista) citou como exemplo o Covid-19 que era visto somente na televisão até que chegou à Cascavel e fez com que Madril perdesse sua mãe. Ele comparou essa situação com a “cracolândia” que é vista nas maiores cidades de Cascavel e que se essa situação não for tratada agora poderá infelizmente ser vista em Cascavel.
“Entendo a fala e a indignação de todos, mas acredito que o único jeito de a gente tentar amenizar é começar na adolescência e a pessoa não experimentar a droga” disse Madril.
Toda a discussão foi realizada durante a votação da moção 5/2025.
Moção de apoio
A Câmara Municipal de Cascavel, no Paraná, por meio de um de seus vereadores, manifestou apoio à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 45 de 2023. A PEC propõe a alteração do artigo 5º da Constituição Federal para criminalizar a posse e o porte de entorpecentes e drogas afins sem autorização ou em desacordo com a legislação vigente, estabelecendo uma distinção clara entre traficantes e usuários.
A PEC 45/2023 foi aprovada pelo Senado Federal em abril de 2024 e encaminhada à Câmara dos Deputados, onde já tramitou perante a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC), tendo sua admissibilidade aprovada em 12 de junho de 2024. Atualmente, a proposta está sendo analisada por uma comissão especial criada para discutir seu mérito. Após a conclusão dos trabalhos dessa comissão, a PEC será submetida à votação no plenário da Câmara.
A Câmara Municipal de Cascavel entende que a aprovação da PEC é fundamental para o aprimoramento do arcabouço jurídico brasileiro no combate ao uso e tráfico de drogas, proporcionando maior clareza legal e eficácia nas ações de segurança pública.
A Câmara de Cascavel insta os deputados a priorizarem a discussão e votação desta matéria, reconhecendo sua importância para a sociedade brasileira e para o fortalecimento do Estado de Direito. Acredita-se que a aprovação da PEC 45/2023 representará um avanço significativo na promoção da justiça e na proteção da saúde pública em nosso país.
COMENTÁRIOS
Notícias Relacionadas:
Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação
Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.
Participe do nosso grupo no Whatsapp
ou