CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a Esmolas podem financiar ilícitos, alerta campanha em Cascavel

Esmolas podem financiar ilícitos, alerta campanha em Cascavel

Com o objetivo de combater essa situação, a Secretaria de Assistência Social de Cascavel lançou a campanha “Sua Esmola não Ajuda”, que visa conscientizar a população...

Publicado em

Por Silmara Santos

Publicidade

Mais acessadas agora

Cascavel tem enfrentado um desafio crescente com a presença de pessoas em situação de rua. Diariamente, os moradores se deparam com essas pessoas pedindo dinheiro ou algo para comer. No entanto, a “boa ação” dos cidadãos pode estar alimentando um problema maior, uma vez que essas esmolas frequentemente se transformam em moeda de troca para atividades ilícitas.

Com o objetivo de combater essa situação, a Secretaria de Assistência Social de Cascavel lançou a campanha “Sua Esmola não Ajuda”, que visa conscientizar a população de que as esmolas podem financiar a violência urbana, o vandalismo, o tráfico de drogas e a exploração sexual.

A campanha é uma iniciativa que visa atender às pessoas em situação de rua e oferecer-lhes uma alternativa ao viver nas ruas. Segundo a assistente social Poliana Lautter, muitos desses indivíduos são dependentes químicos e a esmola que recebem ajuda a manter seus vícios, dificultando a aceitação do auxílio da assistência social.

“Nós diariamente ofertamos uma rede de atendimento que nós temos com o objetivo de ofertar o atendimento e ofertar uma possibilidade para essas pessoas estarem vivendo fora desse ambiente da rua. Contudo, a maioria das pessoas que estão na rua tem uma questão de dependência química que envolve a permanência delas na rua. E essa dependência, ela é mantida por muitas doações que essas pessoas recebem ao longo do dia. A população de Cascavel, que às vezes doa, se esmola, acha que está tendo uma atitude boa, mas por vezes, com esse dinheiro, essas pessoas em situação de rua consomem a droga, compram, enfim.

Além disso, a cidade possui uma unidade do Centro POP, que oferece a essas pessoas a oportunidade de cuidar de sua higiene pessoal, lavar suas roupas e se alimentar. A equipe do Centro POP também auxilia com encaminhamentos para documentação civil, acesso ao mundo do trabalho e contatos com familiares.

“A equipe de abordagem social, ela trabalha das sete da manhã até a meia-noite. No período da tarde, que nós temos mais acionamentos, nós temos duas equipes no meio-dia às dezenove trabalhando. Então, às vezes, a pessoa informa, vai lá no contato do WhatsApp, informa, solicita o atendimento e a equipe vai se deslocar para atender essa pessoa que está em situação de rua e ofertar o atendimento. Muitas vezes elas aceitam, mas muitas vezes também elas não aceitam” explicou.

O município ainda conta com a Casa Pop e o Albergue, que oferecem acolhimento para aqueles que decidem sair das ruas. Para os que desejam retornar aos seus municípios de origem, a prefeitura oferece o auxílio-passagem.

“Hoje nós temos o serviço de abordagem social. Nós temos uma unidade de centro pop que funciona das 7h às 19h. No centro pop, a pessoa em situação de rua, ela vai poder fazer dia pessoal, lavar sua roupa, se alimentar e nós temos uma equipe lá que faz encaminhamentos para documentação civil, para acesso ao mundo do trabalho, contatos com familiares, para proporcionar o retorno à cidade de origem, encaminhamentos para tratamentos de saúde, quando é o caso também. Então, esse serviço do centro POP está lá diariamente das 7h às 19h, inclusive no sábado e no domingo” disse.

A cidade de Cascavel conta com uma rede de atendimento preparada para atender essas pessoas. O serviço de abordagem social pode ser acionado por qualquer cidadão que identifique uma pessoa em situação de rua. Para isso, basta enviar uma mensagem de WhatsApp para o número (45) 98431-6376.

Veja Mais

COMENTÁRIOS

Notícias Relacionadas:

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

AVISO
agora
Plantão CGN