Macan elétrico: estilo de 911 com aerodinâmica de tirar o fôlego!
O Macan oferece um nível totalmente novo de flexibilidade na escolha de estações de carregamento....
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Por Redação CGN
Quer se trate de aerodinâmica, conectividade, autonomia ou dinâmica de condução, as inovações do novo Macan estabelecem padrões de referência. Ao mesmo tempo, a Porsche está trabalhando em direção a um marco estratégico com a eletrificação total desta série.
Tudo se resume a esta linha, um mero traço no papel. E ainda assim marca um novo começo. A linha do teto em estilo coupé do Macan e a impressionante traseira – com a sua forma tão típica da Porsche – evocam a linha da frente estreita e inconfundível do 911. Mas desta vez, não é apenas uma lembrança do ícone da Porsche. Em vez disso, o formato, incluindo o spoiler traseiro, é uma inovação revolucionária no segmento de SUVs totalmente elétricos. “Todos os elementos aerodinâmicos ativos contribuem significativamente para a autonomia”, afirma o especialista em aerodinâmica Thomas Wiegand.
“Temos um spoiler traseiro que sobe automaticamente, abas de resfriamento ativas nas entradas de ar dianteiras e tampas flexíveis na parte inferior da carroceria.” Localizado no mesmo edifício do departamento de design da Style Porsche, o túnel de vento de Weissach dá forma à aerodinâmica do recém-desenvolvido Macan. É o primeiro Porsche baseado na Premium Platform Electric (PPE) criada em colaboração com a Audi. Esta plataforma não só beneficia de sinergias de desenvolvimento, mas também é altamente flexível, permitindo à Porsche implementar os seus próprios objetivos técnicos e específicos da marca. A eletrificação total da linha de modelos é um marco importante no caminho para garantir que mais de 80% dos novos automóveis sejam totalmente eletrificados em 2030 – dependendo da procura dos clientes e do desenvolvimento da eletro mobilidade nas respetivas regiões do mundo.
“O que você notará na frente é a entrada de ar central”, diz Wiegand. “Projetamos as abas de resfriamento para serem totalmente variáveis e para regular a temperatura. Totalmente abertos, resfriam a bateria durante o processo de carregamento, o que protege a bateria e prolonga sua vida útil. Na estrada, eles fecham para reduzir o arrasto, o que aumenta o alcance. Mas as abas variáveis abrem novamente quando os sensores de temperatura do carro pedem ar frio. Desta forma, podemos garantir um arrefecimento ideal da bateria e dos motores, ar condicionado no interior e desempenho de travagem em todas as situações de condução.”
Como o arrasto tem um impacto direto no alcance – dez por cento menos do primeiro significa um aumento no segundo de 21 quilômetros – a parte inferior da carroceria também apresenta elementos variáveis. Como em um carro de corrida, a parte inferior é plana e fechada, mesmo na área ao redor das rodas traseiras. Mas os painéis são flexíveis e minimizam o arrasto mesmo no ressalto, uma solução engenhosa que complementa os aros das rodas aerodinâmicos e amplamente fechados e os primeiros contornos aerodinamicamente otimizados dos pneus Porsche. Ao percorrer estradas rurais, o Macan assume automaticamente a configuração aerodinâmica ideal. O spoiler traseiro adota a posição Eco, os flaps de ar fecham e o chassi abaixa. Wiegand e sua equipe identificaram um coeficiente de arrasto de 0,25 para esta situação – o melhor que um Porsche SUV já alcançou.
Sente-se ao volante e sinta-se “Porsche”. A topologia inconfundível do cockpit coloca um foco claro no motorista. Tal como no 911 original, o painel de instrumentos reina supremo no Macan e agora é totalmente digital. “Combinámos o melhor de dois mundos”, afirma Miriam Mohamad. “A transição perfeita entre o ecossistema do smartphone e o carro é importante para nós.” E é por isso que o painel de instrumentos curvo de 12,6 polegadas não apenas exibe as vistas familiares, mas agora também apresenta um mapa Apple CarPlay pela primeira vez.
Outro destaque do software é o novo sistema operacional Android. “Desenvolvemos ainda mais a identidade Porsche com seus elementos operacionais testados e aprovados e adicionamos conteúdo relevante para o cliente, como streaming de música e vídeo e aplicativos de jogos”, diz Mohamad. Qualquer pessoa que use aplicativos populares como Spotify e YouTube agora terá acesso ao seu perfil pessoal, incluindo playlists e recomendações – assim como no smartphone. O passageiro da frente também conta com tela própria para transmitir suas séries favoritas sem distrair o motorista, além de ter a opção de assumir a navegação e os comandos por comando de voz. Aliás, o primeiro a falar está no comando. A tecnologia de microfones de matriz pode combinar comandos com o assento específico, evitando assim confusão. E com seis novos idiomas adicionais, o sistema é agora multilíngue como nunca antes. O head-up display de realidade aumentada é uma inovação adicional da Porsche e aparece como uma imagem virtual de 87 polegadas a uma distância de dez metros à frente do motorista. Objetos virtuais são projetados no entorno real com localização precisa para uma compreensão mais rápida e simples de informações sobre sistemas de navegação e assistência ao motorista. Quando você está virando, por exemplo, as setas de navegação virtuais pairam na altura do cruzamento e mostram o caminho. Os avisos também são projetados no obstáculo real para evitar mal-entendidos.
Apresentando 56 LEDs que se estendem de uma porta a outra e por todo o painel de instrumentos, a inovadora luz de comunicação padrão não só cumpre três tarefas no interior – fornecer informações, emitir avisos e criar atmosfera – mas também destaca de forma mais eficaz recursos característicos da Porsche, como como controle de lançamento e alteração dos modos de direção. Além disso, a luz de comunicação visualiza diferentes situações do veículo, como carregamento, e opera em conjunto com sistemas de assistência ao motorista. Por exemplo, uma pulsação vermelha na porta alerta para a aproximação de um utente da estrada por trás, antes que o passageiro possa abrir a porta.
Os requisitos para os desenvolvedores dos sistemas de acionamento e energia eram imensos. Incluíam um excelente desempenho, baixo peso e novas ideias para conveniência de carregamento, resultando num sistema em que cada eixo do novo Macan é alimentado pelo seu próprio motor elétrico síncrono permanente. Apresentando uma adaptação da conhecida arquitetura de 800 volts do Taycan, a variante Turbo apresenta potência overboost de até 470 kW (639 cv, Macan Turbo Electric: Consumo de energia elétrica* combinado (WLTP) 20,7 – 18,8 kWh/100 km , Emissões de CO₂* combinadas (WLTP) 0 g/km, CO 2 classe A ). Uma bateria de íons de lítio está posicionada na parte inferior da carroceria e apresenta um design de célula totalmente novo e uma capacidade total de 152 amperes-hora com conteúdo energético bruto de 100 quilowatts-hora. A nova bateria permite aumentar o estado de carga de 10 a 80 por cento em cerca de 21 minutos. Em termos de alcance, isso significa cerca de quatro minutos por 100 quilômetros.
A energia é automaticamente devolvida à bateria sempre que os travões são aplicados, sendo a energia cinética convertida em até 240 kW de energia regenerativa, dependendo da intensidade da travagem. Assim que o acelerador é liberado, o “deslizar” típico do Porsche é ativado automaticamente – a direção é desligada e o carro segue em frente sem usar qualquer energia.
As coisas boas geralmente vêm em embalagens pequenas. “Desenvolvemos novas soluções ultraleves e simplificadas”, afirma o engenheiro de projeto Tomas Gajdos. “Ao mesmo tempo, conseguimos melhorar os recursos de segurança e tornar o processo de carregamento mais eficiente.” A Integrated Power Box (IPB) da Porsche, para a qual registrou uma patente, é muito parecida com uma pequena casa – um exemplo brilhante de design compacto. O IPB combina vários componentes principais de energia, incluindo o carregador CA, o conversor CC-CC e um aquecedor de bateria. Este último garante automaticamente um desempenho de carregamento robusto nos dias de inverno e mantém de forma independente a temperatura adequada da bateria para rotas planeadas com paragens de carregamento.
O Macan oferece um nível totalmente novo de flexibilidade na escolha de estações de carregamento. “A cobrança bancária é uma inovação fundamental adequada ao uso diário”, explica Gajdos. “Como muitas estações de carregamento ainda operam com tecnologia de 400 volts, otimizamos a forma como são usadas.” Nas estações que operam com corrente contínua de 400 volts, a bateria é dividida em duas metades graças aos elementos de separação de alta tensão instalados. Uma bateria de 800 volts consiste, portanto, em duas baterias de 400 volts que operam em paralelo. Se necessário, as duas metades podem primeiro ser equalizadas no seu estado de carga e depois carregadas juntas. O Macan, portanto, não precisa de um amplificador de alta tensão, o que por sua vez reduz o peso e libera espaço.
Aerodinâmica com autonomia otimizada, marcos no conceito operacional e inovações na tecnologia de tração e bateria: tudo precisa, em última análise, resultar em prazer de dirigir. “Caso contrário, o Macan não seria um Porsche”, afirma Maurice van de Weerd que, como Gerente de Dinâmica de Condução, é responsável pela série SUV e pelo Panamera. Sua equipe domou o extraordinário pico de torque de 1.130 Nm, com foco principal no desempenho na traseira do carro com eixo traseiro direcional.
“Nossos objetivos eram maximizar a estabilidade de direção e a tração e garantir agilidade e conforto incomparáveis”, explica van de Weerd. Ele fala do controle preciso da tração integral, do equilíbrio de peso com leve ênfase na traseira e dos distintos pneus mistos. Ele ainda menciona os amortecedores controlados de duas válvulas. “Eles garantem conforto e tornam a combinação do modo de condução e controle de nível muito mais perceptível.” Os desenvolvedores também forneceram à versão topo de linha um diferencial de deslizamento limitado controlado eletronicamente como padrão.
Em outras palavras, não há linha de chegada. A Porsche está seguindo uma linha reta rumo ao futuro da mobilidade totalmente elétrica – sem concessões.
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