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Imagem referente a Porsche celebra meio século de inovação turbo na Retro Classics em Stuttgart

Porsche celebra meio século de inovação turbo na Retro Classics em Stuttgart

A Retro Classics traz para Stuttgart multidões de entusiastas de carros clássicos e esportivos de todo o mundo. Para a Porsche, a feira não é apenas...

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Por Redação CGN

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Imagem referente a Porsche celebra meio século de inovação turbo na Retro Classics em Stuttgart

Uma visita à Porsche na Retro Classics em Stuttgart é sempre uma viagem no tempo. Este ano, o fabricante de automóveis desportivos celebrará o seu aniversário “Beyond Performance – 50 Years of Porsche Turbo” na feira para fãs de automóveis clássicos e entusiastas de automóveis desportivos, apresentando exposições impressionantes de 25 a 28 de abril de 2024.

A Retro Classics traz para Stuttgart multidões de entusiastas de carros clássicos e esportivos de todo o mundo. Para a Porsche, a feira não é apenas um jogo em casa, mas um elemento do seu calendário anual de eventos. De quinta a domingo, de 25 a 28 de abril de 2024, o fabricante de automóveis esportivos apresentará ali uma extraordinária seleção de exposições. “Este ano estamos comemorando o 50º aniversário do Turbo no Retro Classics. Nenhum outro modelo reflete o impulso inovador da empresa de forma tão impressionante quanto os derivados Turbo”, afirma Achim Stejskal, Diretor do Porsche Heritage and Museum.

Em 1974, o fabricante de automóveis desportivos apresentou a primeira série 911 Turbo no Salão Automóvel de Paris. Uma tecnologia que migrou do automobilismo para a produção em série no estilo característico da Porsche. No sábado, 27 de abril, às 14h, Thomas Krickelberg, gerente de projetos da linha de modelos 911/718 da Porsche, e Frank Jung, chefe do arquivo da empresa, conversarão com o piloto monegasco e vencedor de Le Mans, Stéphane Ortelli, sobre o Turbo.

Posteriormente, Ortelli, que venceu a corrida de 24 horas pela Porsche no Porsche 911 GT1 em 1998, juntamente com os companheiros de equipe Laurent Aïello e Allan McNish, estará disponível para pedidos de autógrafos. Além do Turbo Talk, os visitantes do stand da feira poderão ainda participar em visitas guiadas sobre o tema 50 anos da Turbo.

50 anos depois: o antigo presente de aniversário

No estande A74, no Hall 1, a empresa apresentará o primeiro 911 Turbo – aquele que viu a Porsche inaugurar uma nova era. Primeiro do género, o modelo exposto é também único, nomeadamente o Porsche 911 Turbo “No. 1”, que Louise Piëch recebeu em seu aniversário de 70 anos no verão de 1974.

Em contraste com os modelos Turbo oferecidos pelo fabricante a partir da primavera de 1975, o presente de Piëch tem a carroceria estreita do 911 Carrera. O capô do esportivo de 176 kW (240 cv) traz o logotipo “Carrera” em vez do logotipo “Turbo”. Para ver as pitorescas paisagens montanhosas da Áustria com cores realistas, a filha de Ferdinand Porsche absteve-se de pintar o pára-brisas.

Um emblema no porta-luvas traz as iniciais LP e a inscrição: Turbo-Porsche No. 1, Stuttgart-Zuffenhausen, 29 de agosto de 1974.

No estande A74, no Hall 1, a empresa apresentará o primeiro 911 Turbo – aquele que viu a Porsche inaugurar uma nova era. Primeiro do género, o modelo exposto é também único, nomeadamente o Porsche 911 Turbo “No. 1”, que Louise Piëch recebeu em seu aniversário de 70 anos no verão de 1974.

Em contraste com os modelos Turbo oferecidos pelo fabricante a partir da primavera de 1975, o presente de Piëch tem a carroceria estreita do 911 Carrera. O capô do esportivo de 176 kW (240 cv) traz o logotipo “Carrera” em vez do logotipo “Turbo”. Para ver as pitorescas paisagens montanhosas da Áustria com cores realistas, a filha de Ferdinand Porsche absteve-se de pintar o pára-brisas. Um emblema no porta-luvas traz as iniciais LP e a inscrição: Turbo-Porsche No. 1, Stuttgart-Zuffenhausen, 29 de agosto de 1974.

Carros raros e extremamente rápidos

A próxima joia no estande é um 911 Turbo 3.0 Coupé de 1975. Este Porsche na cor Silver Green Diamond foi um dos primeiros 30 Turbos a serem concluídos na produção em série. Os espelhos combinavam com os do Carrera e eram pintados na cor exterior, enquanto as asas mais largas eram soldadas à carroceria à mão. Outro atrativo no estande de mais de 500 metros quadrados é o 911 GT2 com extensões de asa e entradas de ar adicionais.

Para fornecer ar suficiente ao motor Turbo, a asa traseira ajustável tinha aberturas laterais. O equipamento do carro esportivo de 1996 era espartano, garantindo que nem um único grama estranho estivesse a bordo. As portas e o capô eram de alumínio, os vidros traseiros e laterais eram de vidro fino e o fabricante dispensava totalmente o material isolante. O motor biturbo tinha 20 cv a mais de potência que a versão padrão.

Pilotos leves e motores potentes

Também em exposição na feira está o 911 GT1 ’98, um carro de corrida leve que pesa apenas 970 quilos. Ao contrário do seu antecessor, com dianteira em chapa de aço, o carro desportivo com motor central apresentava um monocoque de fibra de carbono e uma carcaça exterior de plástico. O motor de 3,2 litros, seis cilindros, refrigerado a água e com dois turboalimentadores gerava cerca de 404 kW (550 CV). Graças à inovadora eletrónica do motor, o consumo de combustível foi muito baixo, uma vantagem decisiva nas corridas de Le Mans. Esse modelo serviu como veículo de testes ao longo de toda a sua carreira e, posteriormente, como substituto para sessões de fotos.

O 911 Turbo S foi um dos 435 modelos construídos pela Porsche Exclusive. Com 331 kW (450 cv), o motor boxer biturbo refrigerado a ar era um dos mais potentes da geração 911 993. O chassi do esportivo foi rebaixado em 15 milímetros, e a carroceria apresentava um pacote aerodinâmico com frente e traseira spoilers. As quatro saídas de escape eram particularmente impressionantes. Os visitantes da feira que derem uma olhada no interior verão quase todas as peças plásticas revestidas com couro.

Uma dupla composta por um carro esportivo e um avião

Há uma história especial por trás do último modelo Turbo no estande. O 911 Turbo S “Duet” de 2020 é o produto de uma cooperação entre a Porsche e a fabricante de aeronaves Embraer. Quem optou pelo jato executivo Phenom 300E na época poderia adquirir um 911 Turbo S customizado com acabamento prateado em dois tons. Em muitos dos seus detalhes, o desportivo de 650 cv faz lembrar a aviação. Por exemplo, as entradas de ar laterais e os frisos das janelas laterais em cromo brilhante evocam a aparência de motores a jato. A matrícula individual do jato associado pode ser encontrada na parte inferior da asa traseira e também na chave do veículo do modelo, que foi produzido em tiragem limitada de dez unidades. Em homenagem ao texto nas asas das aeronaves, os painéis das soleiras das portas trazem as palavras “No step”.

Além de veículos emocionantes da era Turbo, a Porsche também apresentará duas exposições de motores. Enquanto um motor de 1988 representa a segunda geração do Turbo, o outro vem da sétima geração. Entre os dois modelos do 911 Turbo – o primeiro foi chamado de 930 internamente, o segundo 991 – houve um intervalo de 26 anos e 220 cv.

Em uma vitrine no estande, a Porsche apresentará diversas peças do arquivo, como o desenho do logotipo Turbo de 1974, anúncios e a ficha de equipamento do primeiro Turbo. A loja do museu, integrada no stand da feira, oferece aos visitantes produtos selecionados relacionados com a Porsche, bem como uma coleção criada especialmente para o aniversário do Turbo.

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