CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a Vaquinha online e feijoada solidária: a luta de uma família para salvar a pequena Yasmin

Vaquinha online e feijoada solidária: a luta de uma família para salvar a pequena Yasmin

Diagnosticada em 2018 com câncer no pescoço e mediastino, Yasmin passou por tratamento quimioterápico no Hospital Uopeccan, conseguindo a remoção do tumor. Em junho de 2019,...

Publicado em

Por Silmara Santos

Publicidade

Em meio à batalha contra o neuroblastoma, a família da pequena Yasmin Aparecida Campos, de 10 anos, apela à solidariedade para adquirir um medicamento essencial para o tratamento da menina. A luta de Yasmin contra a doença já dura cinco anos, com momentos de esperança e desafios que testam a resiliência da família.

Diagnosticada em 2018 com câncer no pescoço e mediastino, Yasmin passou por tratamento quimioterápico no Hospital Uopeccan, conseguindo a remoção do tumor. Em junho de 2019, a menina entrou em remissão e seguiu apenas com consultas de rotina. No entanto, em março de 2020, a doença retornou, exigindo a retomada da quimioterapia e a indicação de um transplante de medula, realizado em Brasília em dezembro do mesmo ano.

A jornada de Yasmin não parou por aí. Entre 2021 e 2023, a menina começou a sentir dores em várias partes do corpo. Novos exames foram realizados e, em novembro de 2023, a família recebeu a notícia de que o neuroblastoma havia voltado, desta vez nos ossos de Yasmin.

Agora, a família enfrenta mais um desafio: a aquisição do medicamento Danyelza (Naxitamabe), indicado para o tratamento de neuroblastoma de alto risco recidivado ou refratário nos ossos ou na medula óssea. Em dezembro de 2023, a família protocolou o pedido do medicamento e, em janeiro, ganhou a liminar. Contudo, o Estado do Paraná recorreu da decisão judicial, solicitando o prazo de seis meses para a compra do remédio – tempo que Yasmin não dispõe.

Com o objetivo de arrecadar o valor dos primeiros ciclos do remédio, que é de R$ 2,7 milhões, a família organizou uma vaquinha online. Enquanto aguardam a decisão judicial, eles pedem a ajuda da comunidade para garantir o tratamento de Yasmin.

De acordo com a mãe da pequena, Daniele Campos, o valor arrecadado é para custear as primeiras doses do medicamento até que a família consiga pelo Estado.

“Yasmin tem 10 anos e há 5 anos ela luta contra um câncer de nome neuroblastoma. Yasmin precisa de uma medicação de nome Danyelza. Essa medicação tem um custo muito alto, infelizmente o SUS não fornece, a não ser por meio judicial. Entramos na Justiça pra estar recebendo o direito dela estar fazendo uso dessa medicação, mas já tem 3 meses que está na Justiça e a gente está enfrentando uma batalha contra a Justiça. Então, a gente não vai ficar nessa espera, nessa demora, infelizmente, que é a nossa Justiça e do nosso país. Então, a gente está aí com algumas ações pra poder estar tentando arrecadar algum fundo pra gente poder estar tentando comprar o primeiro ciclo da medicação dela que fica em torno de R$ 500 mil reais”.

Além da vaquinha, a família organizou uma feijoada e também um bingo com vários prêmios neste sábado (06). Quem quiser participar pode fazer a reserva até quarta-feira, dia 3 de abril, pelo telefone (045) 99994 0772.

Quem quiser ajudar na vaquinha online pode acessar o link: https://www.vakinha.com.br/vaquinha/ajude-yasmin-com-a-medicacao-danielza-naxitamabe

Google News CGN Newsletter

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais