CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a Secretaria de Saúde do Paraná entrega a medicação para o tratamento da pequena Yasmin
Foto: Divulgação

Secretaria de Saúde do Paraná entrega a medicação para o tratamento da pequena Yasmin

“O governo do Estado e o secretário de Estado da Saúde, ficaram muito comovidos com todo o contexto envolvendo o acesso a medicação da pequena Yasmin....

Publicado em

Por Isabella Chiaradia

Publicidade

Na manhã desta quinta-feira (04), a SESA (Secretaria de Estado da Saúde) entregou pessoalmente à Uopeccan a medicação Danyelza, que será utilizada pela paciente Yasmin Aparecida Campos, de 11 anos de idade.

“O governo do Estado e o secretário de Estado da Saúde, ficaram muito comovidos com todo o contexto envolvendo o acesso a medicação da pequena Yasmin. Independente de já ter custeado antes e os problemas envolvidos na aquisição por conta da empresa terceirizada, ele se prontificou a adquirir, novamente, toda essa medicação, garantindo o tratamento em tempo oportuno para a Yasmin”, disse o diretor da 10ª Regional de Saúde, Rubens Griep.

Toda a família, principalmente Yasmin e a mãe da pequena, ficaram muito felizes em receber o remédio tão aguardado e necessário para o tratamento da menina: “hoje para nós é um dia de muita felicidade e de comemoração, porque foi um dos dias mais esperados dentro dos meses que a gente vem lutando por essa medicação. Estamos felizes e muito emocionados, principalmente, a Yasmin, porque ela sabe a importância dessa medicação, todos sabem. Agora vamos rezar para que tudo dê certo para ela receber o remédio”, comemorou a mãe, Daniele Aparecida Campos.

Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde deu detalhes sobre a entrega da medicação:

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) realizou nesta quinta-feira (4) a entrega de cinco frascos do medicamento Danyelza no Hospital do Câncer de Cascavel (UOPECCAN) para tratamento do neuroblastoma da paciente Yasmin Aparecida Campos de Amorim.

A entrega cumpre a determinação judicial para atendimento célere da paciente, após a não entrega dos medicamentos na primeira compra realizada pela empresa Blowout Distribuidora, sem a participação do Estado. Na ocasião, a Sesa disponibilizou R$ 2,4 milhões para a Justiça, visto que o medicamento não era comercializado no Brasil. O processo foi fraudado e é alvo de investigação.

Agora, com a fabricação em território nacional pelo laboratório Adium e visando atender a necessidade urgente da paciente, o Governo do Estado adquiriu o medicamento pela distribuidora Oncoprod e realizou a entrega ao hospital que dará prosseguimento ao tratamento da paciente.

Segundo o UOPECCAN, ainda nesta quinta-feira a paciente iniciará a preparação para recebimento do medicamento (que inclui, por exemplo, processos de transfusões) e a previsão é que na próxima quarta-feira (10) a paciente possa tomar a primeira medicação.

Segundo a prescrição médica, a paciente Yasmin precisa de cinco ciclos deste remédio, com seis frascos por aplicação. As cinco unidades entregues hoje se somam a mais uma unidade que já estava no UOPECCAN e completam o primeiro ciclo da medicação para a paciente. As demais unidades serão entregues mensalmente no hospital.

Ainda de acordo com a prescrição, a paciente precisa tomar o medicamento Leukine em conjunto com o Danyelza. Este medicamento foi doado pelo laboratório, sem custo e deverá ser entregue ainda esta semana no UOPECCAN.

Google News CGN Newsletter

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais