CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a Veja primeira estrutura de embarque sendo instalada no Aeroporto de Cascavel

Veja primeira estrutura de embarque sendo instalada no Aeroporto de Cascavel

Cascavel é a terceira cidade do Paraná a ter o equipamento de fingers, que assegura mais acessibilidade aos passageiros...

Publicado em

Por Fábio Wronski

Publicidade

Cascavel se encaminha para fazer parte do seleto grupo de aeroportos do estado que possuem as pontes de embarque e desembarque, os chamados fingers. No Paraná, somente Curitiba e Foz do Iguaçu têm o equipamento.

Os conectores, aliás, começaram a ser instalados nesta sexta-feira (30) no Aeroporto Municipal de Cascavel. As peças foram estruturadas ainda no chão. Uma delas já foi içada por um guindaste e conectada. “Esse trabalho dá continuidade à modernização do nosso Aeroporto. Além disso, esses equipamentos são fundamentais para a mobilidade, acessibilidade e também para a velocidade de conexão dos passageiros”, pontua o engenheiro da obra, Sandro Camilo Rancy. Ele também ressalta que a entrega provisória do espaço está prevista para junho, mas há ainda um caminho a ser percorrido em relação à certificação e à documentação técnica frente à Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).

Segundo o prefeito Leonaldo Paranhos, as expectativas para o futuro do Aeroporto são as mais positivas, apesar do período de pandemia. “Estamos chegando no final da obra. Já estamos trabalhando também as condições das empresas para que voltem a trabalhar em Cascavel. Estamos deixando tudo preparado para que a partir do dia 1º de julho tenhamos condições de operar o novo Aeroporto, com a  nova estação de embarque e o novo Pátio de Aeronaves”, comenta.

Os serviços têm sido intensos para que os cascavelenses tenham, finalmente, um Aeroporto que represente a importância do Município, uma reivindicação de mais de duas décadas da comunidade não só de Cascavel, mas também de toda a região Oeste.

Os investimentos na ordem de R$ 35 milhões compreendem a duplicação da Avenida Itelo Weber, estacionamento para 400 veículos, terminal de embarque, pátio e cerca, com investimentos do Município, Estado e União.

O Aeroporto quando finalizado terá sala de embarque e de espera, sala VIP, lanchonete, quiosque, elevador e rampa, área coberta para as lojas comerciais externas e entradas com acessibilidade, praça de alimentação no piso superior com restaurante panorâmico, lanchonete, entre outros. “Com isso, evidentemente vamos atrair mais empresas, mais voos e mais conexões, para colocar Cascavel em sintonia com o Brasil e com o mundo”, afirma o prefeito Leonaldo Paranhos.

CONCRETAGEM
Em relação à concretagem do Pátio de Aeronaves, os trabalhos também estão bem avançados, com mais de 70% das obras concluídas. Mais de 200 caminhões de concreto já foram utilizados. Ao todo, aproximadamente 2,5 mil metros cúbicos de concreto serão usados até a conclusão do serviço.

O piso terá uma espessura de 34,5 centímetros de concreto, o que é necessário para aguentar o peso das aeronaves que farão o embarque e desembarque em Cascavel. Isso porque o aeroporto foi projetado para operar até um Boeing 737-800, que tem o peso de cerca de 80 toneladas.

Na próxima semana será iniciada a demolição do antigo Terminal de Passageiros. O prédio já está sendo preparado para essa etapa. Vale destacar que desde março o local não está recebendo voos comerciais por conta da pandemia. 

Para a conclusão de toda a obra, ainda faltam o acabamento final e a mobília.  

Google News CGN Newsletter

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais