CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a À beira do colapso? Médicos da ala Covid-19 do HU fazem manifesto público e dizem que a ‘batalha’ está cada dia mais difícil

À beira do colapso? Médicos da ala Covid-19 do HU fazem manifesto público e dizem que a ‘batalha’ está cada dia mais difícil

No documento os profissionais pedem que as autoridades façam cumprir o isolamento social para que a situação não piore ainda mais......

Publicado em

Por Ricardo Oliveira

Publicidade
Imagem referente a À beira do colapso? Médicos da ala Covid-19 do HU fazem manifesto público e dizem que a ‘batalha’ está cada dia mais difícil

Tem sido amplamente divulgado um documento atribuído a Médicos que coordenam a ala Covid-19 do Hospital Universitário que fazem alerta para os rumos que a pandemia está tomando em Cascavel.

No manifesto são apontados trechos do Código de Ética Médica que trazem os princípios fundamentais e o dever de comunicar as autoridades competentes riscos aos sistemas de saúde.

No texto eles fazem um alerta à população por conta do aumento diário e assustador de casos na cidade e reforçam que a ‘batalha’ está cada dia mais difícil.

A equipe médica pede que as autoridades competentes fiscalizem e façam cumprir o isolamento social para que o sistema de saúde não entre em colapso.

Confira o documento na íntegra:

Manifesto Médico

À população de Cascavel e região Oeste do Paraná

 Código de Ética Médica:

“Capítulo I PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS I – A Medicina é uma profissão a serviço da saúde do ser humano e da coletividade e será exercida sem discriminação de nenhuma natureza. II – O alvo de toda a atenção do médico é a saúde do ser humano, em benefício da qual deverá agir com o máximo de zelo e o melhor de sua capacidade profissional. … XIII – O médico comunicará às autoridades competentes quaisquer formas de deterioração do ecossistema, prejudiciais à saúde e à vida. XIV – O médico empenhar-se-á em melhorar os padrões dos serviços médicos e em assumir sua responsabilidade em relação à saúde pública, à educação sanitária e à legislação referente à saúde.”

Nós, médicos que coordenam a equipe que atua no atendimento aos pacientes com COVID-19 no Hospital Universitário do Oeste do Paraná, vimos manifestar publicamente, à população de Cascavel e região, nossa preocupação com os rumos que a epidemia tem ocorrido nos últimos dias e semanas em nossa região.

Nossa equipe multiprofissional (composta de médicos, enfermagem, fisioterapeutas e vários outros profissionais de saúde) e toda a estrutura funcional e administrativa do HUOP tem se empenhado arduamente na preparação e, finalmente, no atendimento a esses pacientes. Somos testemunhas do heróico esforço que nossa equipe tem feito para poder promover uma assistência de qualidade e com a segurança que a situação exige.

No entanto, nos últimos dias claramente nossa batalha tem ficado ainda mais difícil, já que o número de casos vem aumentando de maneira impressionante. Temos um grande temor de chegarmos a níveis caóticos como os que devastam atualmente o sistema de saúde das grandes cidades brasileiras atingidas pela pandemia.

Portanto, julgamos e acreditamos ser um imperativo ético, baseado nos princípios bioéticos da beneficência e da justiça social, o alerta em forma de manifesto para a população e para as instituições de realizarem, estimularem e, se necessário, fiscalizarem o cumprimento do isolamento social.

Atenciosamente,

Cascavel, 31 de Maio de 2020

Gabriel Afonso Dutra Kreling – CRM-PR 35.314 Thiago Simões Giancursi – CRM-PR 24.683 Péricles Almeida Delfino Duarte – CRM-PR 12.566 Juliana Gerhardt Moroni – CRM-PR 28.533 Carla Sakuma de Oliveira – CRM-PR 14.795

A CGN fez contato com a assessoria de imprensa do Hospital Universitário que confirmou a veracidade do documento e o manifesto por parte dos Médicos da instituição.

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais