CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a Rio Branco do Sul: estudo técnico deve preceder licitação de TI, recomenda o TCE-PR

Rio Branco do Sul: estudo técnico deve preceder licitação de TI, recomenda o TCE-PR

Neste, devem sempre ser consideradas as reais necessidades da entidade, com a devida justificativa técnica para as especificações exigidas em edital, incluindo-se aí o parcelamento ou......

Publicado em

Por Tribunal de Contas do Estado do Paraná

Publicidade
Imagem referente a Rio Branco do Sul: estudo técnico deve preceder licitação de TI, recomenda o TCE-PR

O Pleno do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) recomendou à Prefeitura de Rio Branco do Sul que, em suas próximas licitações voltadas à contratação de serviços de tecnologia da informação, elabore estudo técnico preliminar.

Neste, devem sempre ser consideradas as reais necessidades da entidade, com a devida justificativa técnica para as especificações exigidas em edital, incluindo-se aí o parcelamento ou não da contratação, com o objetivo de ampliar a competitividade dos certames do tipo, possibilitando a realização de uma contratação economicamente favorável ao interesse da administração pública.

 

Representação

A recomendação foi emitida pelos conselheiros ao julgarem parcialmente procedente Representação da Lei nº 8.666/1993 (Lei de Licitações e Contratos) a respeito do Pregão Presencial nº 5/2021, promovido por esse município da Região Metropolitana de Curitiba para a contratação de empresa especializada na prestação de serviços de digitalização e impressão.

O procedimento licitatório, cujo valor máximo foi estipulado em R$ 1.182.499,32, incluiu a locação de equipamentos, a manutenção preventiva e corretiva, o fornecimento de peças e a prestação de serviços de processamento e hospedagem em “nuvem”.

A representante contestou a promoção da disputa em apenas um lote, argumentando que os 17 itens que compunham o objeto do certame poderiam ter sido separados em, pelo menos, dois grupos: locação de equipamentos para impressão, cópia e digitalização; e fornecimento de sistema para gestão documental.

O relator do processo, conselheiro Nestor Baptista, chegou a determinar a suspensão cautelar da licitação, porém revogou a medida após a Prefeitura de Rio Branco do Sul demonstrar, por meio de recurso, que o parcelamento do objeto poderia resultar na necessidade de integrar equipamentos de hardware e software fornecidos por empresas diferentes, com potenciais prejuízos à administração municipal devido a eventuais incompatibilidades operacionais.

Mesmo assim, o relator destacou que a controvérsia poderia ter sido evitada caso o município tivesse realizado estudo técnico preliminar para justificar o não parcelamento do objeto do certame, conforme determinado pela Lei de Licitações, pela Súmula nº 247 do Tribunal de Contas da União (TCU) e pela própria jurisprudência do TCE-PR.

 

Decisão

Em seu voto, o conselheiro Nestor Baptista seguiu o entendimento manifestado na instrução da Coordenadoria de Gestão Municipal (CGM) do TCE-PR e no parecer do Ministério Público de Contas (MPC-PR) a respeito do caso.

Os demais membros do órgão colegiado da Corte acompanharam, de forma unânime, o voto do relator na sessão de plenário virtual nº 2/2022, concluída em 17 de fevereiro. Cabe recurso contra a decisão contida no Acórdão nº 284/22 – Tribunal Pleno, veiculado no dia 23 do mesmo mês, na edição nº 2.717 do Diário Eletrônico do TCE-PR (DETC).

 

Serviço

Processo nº:

247188/21

Acórdão nº:

284/22 – Tribunal Pleno

Assunto:

Representação da Lei nº 8.666/1993

Entidade:

Município de Rio Branco do Sul

Relator:

Conselheiro Nestor Baptista

Autor: Diretoria de Comunicação Social
Fonte: TCE/PR

Veja Mais

Whatsapp CGN 9.9969-4530 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

AVISO
agora
Plantão CGN