Resultado da enquete: mais de 1.600 internautas são contra a soltura de fogos de artifício
Os comentários mais frequentes apontam que a maioria das pessoas se preocupa com os animais, com crianças e adultos autistas, pessoas acamadas e idosos....
Publicado em
Por Deyvid Alan
Comemoração de jogos de futebol, festas de família, festas típicas de junho e julho, mas especialmente na virada de ano a soltura de fogos de artifício é bastante comum.
A utilização desses artefatos divide opiniões. Para muitas pessoas os shows pirotécnicos simbolizam alegria e diversão, mas, para donos e protetores de animais o barulho é um transtorno, já que traz muita agitação, incômodos e ansiedade aos pets.
Grande parte dos familiares de pessoas com autismo, idosos e acamados também se posicionam contra a soltura de fogos e se preocupam com os eventos que comumente são utilizados.
Enquete: Você é a favor ou contra a soltura de fogos?
O Brasil é o segundo maior produtor mundial de fogos de artifício. Segundo a Associação Brasileira de Pirotecnia, os fogos de artifício considerados permitidos são classificados em quatro categorias (A, B, C e D), de acordo com a quantidade de pólvora, que reflete no nível do estampido, a intensidade do som.
Para conhecer mais sobre a opinião dos internautas da CGN, lançamos uma enquete com a seguinte pergunta: você é a favor ou contra a soltura de fogos de artifício?
De forma a proporcionar maior conhecimento aos internautas sobre o assunto, explicamos na enquete sobre a classificação dos fogos que se divide em quatro categorias: Fogos de artifício “Classe A” que são de venda livre; Fogos de artifício “Classe B”, com venda somente para maiores de 16 anos; Fogos de artifício “Classe C”, vendidos somente para maiores de 18 anos e Fogos de artifício “Classe D” – consumo somente para pessoas habilitadas no DPC. A classificação é o que define também o tipo de artefato e nível de estampido, sendo o de categoria A somente de efeitos visuais, sem som e do de categoria D com o nível mais alto de barulho e explosão.
Resultado da enquete
No total 2.269 pessoas participaram da enquete dividindo entre seis opções de voto: 1) Sou a favor apenas dos fogos de artifício ‘Classe A’; 2) Sou a favor apenas dos fogos de artifício ‘Classe B’; 3) Sou a favor apenas dos fogos de artifício ‘Classe C’; 4) Sou a favor apenas dos fogos de artifício ‘Classe D’; 5) Sou favorável a utilização de quaisquer tipos de fogos de artifícios; e a opção 6) Sou totalmente contrário à utilização de fogos de artifício. Acho desnecessário.
Disparado a frente de todas as opções de votos, 1.631 pessoas votaram na opção “Sou totalmente contrário à utilização de fogos de artifício. Acho desnecessário”.
Em segunda colocação na enquete ficou a opção “Sou favorável a utilização de quaisquer tipos de fogos de artifícios”, alternativa compartilhada por 376 internautas.
A opção “Sou a favor apenas dos fogos de artifício ‘Classe A'”, aquela sem estampidos, ficou em terceiro colocado escolhida por 242 pessoas.
Somando o total de internautas que escolheu a opção de fogos de artifício sem estampidos e os que se disseram contrários a qualquer tipo de fogos, 1.873 pessoas se demonstram contrárias ao barulho e consequências da utilização dos fogos.
Dez pessoas se disseram favoráveis a utilização de fogos de artifício ‘Classe B’; quatro pessoas escolheram a opção “Sou a favor apenas dos fogos de artifício ‘Classe C” e seis pessoas disseram que são a favor dos fogos ‘Classe D’.
Mas, qual o motivo para a votação tão expressiva para as opções de fogos de artifício sem estampidos e os que se disseram contrários a utilização de qualquer tipo de fogos?
Os comentários mais frequentes da publicação apontam que a maioria das pessoas se preocupa com os animais, com crianças e adultos autistas, pessoas acamadas e idosos.
Quer saber todos os detalhes desta enquete? Faça parte do grupo CGN clicando neste link e confira. Toda semana novas pesquisas sobre diversos assuntos são publicadas e a sua opinião é muito importante, então clique aqui para participar do grupo e votar.
Notícias Relacionadas:
Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação
Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.
Participe do nosso grupo no Whatsapp
ou