CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a Beto Preto participa de reunião com TCE-PR e TCU, para discutir o combate à pandemia

Beto Preto participa de reunião com TCE-PR e TCU, para discutir o combate à pandemia

Na videoconferência desta terça-feira, solicitada pela SESA, o secretário apresentou os números que comprovam aumento de casos da doença e da consequente demanda por leitos para...

Publicado em

Por CGN 1

Publicidade
Imagem referente a Beto Preto participa de reunião com TCE-PR e TCU, para discutir o combate à pandemia

Medidas para garantir os insumos necessários ao enfrentamento da Covid-19 nesse momento de novo recrudescimento da pandemia foram debatidas nesta terça-feira (25 de maio), em reunião virtual entre o secretário estadual da Saúde, Beto Preto, e representantes do Tribunal de Contas do Estado do Paraná e da unidade do Tribunal de Contas da União no estado. A reunião do grupo de trabalho formado por SESA, TCE-PR e TCU é realizada semanalmente.

Na videoconferência desta terça-feira, solicitada pela SESA, o secretário apresentou os números que comprovam aumento de casos da doença e da consequente demanda por leitos para pacientes com Covid. Neste cenário, a estrutura pública se mobiliza para a compra de medicamentos, testes para detecção do coronavírus, aparelhos de ventilação mecânica e outros equipamentos e insumos necessários ao atendimento dos pacientes.

O objetivo final do grupo de trabalho, que reúne o Poder Executivo estadual e os órgãos de controle, é a solução de problemas emergenciais ligados à pandemia. Dessa forma, busca-se garantir o fornecimento de insumos, equipamentos e pessoal necessários ao combate da doença respeitando todas as regras legais que regem as compras e contratações públicas. A SESA atualmente é fiscalizada pela Terceira Inspetoria de Controle Externo do TCE-PR, que tem como superintendente o conselheiro Fernando Guimarães.

Representaram o TCE-PR na reunião desta terça a inspetora, Rita de Cássia Mombelli, o coordenador de Fiscalização, Daniel Valle e outros servidores da 3ª ICE; o coordenador-geral de Fiscalização da Corte, Rafael Ayres; o diretor-geral, Evandro Arruda; e o assessor especial da Presidência Lúcio Flávio Batalha. Também participaram da reunião o secretário do TCU no Paraná, Luiz Gustavo Andrioli; o diretor-geral da SESA, Nestor Werner Junior, e outros servidores da pasta.  

A partir da experiência desenvolvida no Paraná, o TCU resolveu expandir essa boa prática a todos os estados brasileiros. Segundo Rita Mombelli, o objetivo da ação integrada colaborativa é esclarecer dúvidas com rapidez, evitando desencontro de informações, sobre procedimentos legais na aquisição de medicamentos, insumos, equipamentos hospitalares e outras contratações emergencias relacionadas especificamente ao combate ao coronavírus. “O momento exige uma resposta imediata dos órgãos de controle, que podem orientar sem abrir mão de seu papel fiscalizador”, afirma a inspetora da 3ª ICE.

Além do esclarecimento de dúvidas nas reuniões por videoconferência, o TCE-PR emitirá orientações técnicas oficiais quando necessário. Tudo com o objetivo de dar suporte aos gestores neste momento excepcional, para que possam tomar as melhores decisões.

Comitê de crise

O TCE-PR também implantou um Comitê de Crise para supervisão e acompanhamento das demandas relacionadas à Covid-19. Esse comitê é formado pelo presidente, conselheiro Fabio Camargo; o diretor-geral, Evandro Arruda; o coordenador-geral de Fiscalização, Rafael Ayres; o diretor jurídico, Gustavo Luiz Von Bahten; o diretor administrativo, Thiago Andrade Silva; e o médico Gilmar Jorge dos Santos, servidor da Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP).

TCE-PR

Veja Mais

Whatsapp CGN 9.9969-4530 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

AVISO
agora
Plantão CGN