CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a Editorial: Se é para ser feito, que faça um lockdown decente!
Foto: Arquivo

Editorial: Se é para ser feito, que faça um lockdown decente!

O Paraná como outros estados do Brasil tem enfrentado uma grande crise com a falta de leitos e o aumento expressivo no número de casos, o que levou...

Publicado em

Por Deyvid Alan

Publicidade
Imagem referente a Editorial: Se é para ser feito, que faça um lockdown decente!
Foto: Arquivo

À medida que o número de casos da Covid-19 aumenta no Brasil, novas recomendações também chegam a todo momento. Com a rápida propagação do coronavírus que vem fazendo vítimas em todo o mundo, a medida mais importante para conter o contágio é o isolamento social, segundo as autoridades. Com isso, todo cidadão deve permanecer em casa — desde que possua esse privilégio — evitando ao máximo sair às ruas e ter contato próximo com outras pessoas.

O Paraná como outros estados do Brasil tem enfrentado uma grande crise com a falta de leitos e o aumento expressivo no número de casos, o que levou o Governador Ratinho Júnior à publicação de um novo decreto estabelecendo novas medidas restritivas e o fechamento dos serviços não essenciais.

Cascavel está seguindo o Decreto e desde o último sábado (27) fiscalizações têm sido realizadas por servidores municipais, polícia, bombeiros entre outros órgãos que foram às ruas para inibir a circulação de pessoas e garantir que o comércio de serviços considerados não essenciais esteja devidamente fechado.

O isolamento, também conhecido pelo termo lockdown ou quarentena, não é novidade no mundo. A palavra quarentena começou a ser usada na Itália no século XIV durante a epidemia da peste bubônica no país, também foi adotada durante a epidemia de cólera e acabou se tornando referência para outros países da Europa. Mas, será que em Cascavel essa medida tem funcionado? A ideia obviamente não é ruim, muito pelo contrário, desde que os termos para isso sejam claros e aplicados a todos.

Logo nos primeiros dias do Decreto, grande parte da população de Cascavel tem se mostrado incapaz de cumprir o que vem sendo exigido, mas será que a culpa é apenas da população? Acredito que o questionamento deve ser direcionado às autoridades que também não estão cumprindo de forma eficaz o que cabe a elas.

Em Cascavel esse sistema visivelmente não tem funcionado, o que era para ser um lockdown virou uma colônia de férias em que parte da população sai passear na cidade como se não tivéssemos enfrentando uma pandemia. Quando se olha para um lado, comércios que deveriam estar fechados seguem de portas abertas, basicamente “sambando na cara das autoridades” e o pior, na cara dos comerciantes que estão seguindo as determinações do decreto. Quando se olha do outro, empresas de serviços considerados essenciais seguem completamente lotadas e sem qualquer compromisso em garantir a segurança dos clientes e funcionários.

Aproveito para perguntar ao Prefeito Leonaldo Paranhos e em especial ao Governador Ratinho Junior, se os senhores acreditam mesmo que a medida tem funcionado?

Se por um lado parte da população segue preocupada com a pandemia, por outro, sem trabalhar, não possui condições financeiras de manter suas famílias, como pequena parcela privilegiada possui. O mesmo vale para os comerciantes. Os senhores já saíram às ruas e verificaram que grandes empresas de serviços não essenciais seguem funcionando, enquanto pequenos empresários estão vendo suas empresas irem literalmente para o “buraco” já que existe uma fiscalização massiva em cima deles?

Pois bem, novamente se de um lado temos, infelizmente, muitos irresponsáveis – pessoas físicas e jurídicas – que não estão nem aí para a situação, do outro temos as autoridades que aparentemente não perceberam que as determinações do decreto não estão funcionando – ou perceberam, mas preferem evitar animosidades.

Por que não se determina de uma vez: Ou fecha tudo ou não fecha nada! Ou há fiscalização para todos ou não há para ninguém. Não seria mais adequado e justo? Acredito que ou fechamos tudo, de forma massiva, agressiva, com apenas saúde, segurança e imprensa nas ruas ou permitimos que os comerciantes que estão sendo diretamente afetados possam retornar às atividades, o que também não parece ser a melhor alternativa diante o caos na saúde que estamos acompanhando diariamente.

Os esforços dos senhores são louváveis, mas são poucos e sinceramente, bastante questionáveis!

Tenho uma sugestão, aquela que vem sendo apontada por grande parte da população e especialistas há bastante tempo: Devemos fazer um lockdown decente!

Reforço este posicionamento com base em diversos estudos e exemplos de países desenvolvidos que conseguiram controlar o caos fazendo isso, ou então chegaremos ao término desse “lockdow”, se é que pode ser chamado assim, simplesmente sem surtir nenhum efeito e ele deverá ser prorrogado, trazendo consequências catastróficas para o sistema de saúde que já está caótico e obviamente para a economia local.

Destaco o que vem sendo falado pelo senso comum: A vida deve ser preservada, pois não há nada mais valioso do que isso, mas o povo precisa comer e pagar contas, o que talvez para os senhores, felizmente, pode não ser a principal preocupação ao acordar diariamente. Obviamente, não se esqueçam também, que 99% dos Cascavelenses / Paranaenses, não terão dinheiro para ir ao Albert Ainsten caso sejam acometidos pela Covid.

Frente a isso precisamos urgentemente de uma ação mais rígida e que seja de fato eficaz para conter o avanço da Covid, salvar vidas e não destruir os pequenos empresários e chefes e família que ficarão sem emprego.

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais