CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a Câncer de mama: A prevenção e o diagnóstico precoce são os melhores remédios

Câncer de mama: A prevenção e o diagnóstico precoce são os melhores remédios

Assista a entrevista com o Mastologista Dr. Douglas Soltau Gomes....

Publicado em

Por Deyvid Alan

Publicidade

Para muito além do Outubro Rosa, falar sobre o câncer de mama durante todos os dias do ano é algo imprescindível. Embora pareça difícil, falar abertamente sobre o câncer pode ajudar a esclarecer mitos e verdades e, com isso, aumentar as chances de enfrentamento da doença.

As estatísticas são assustadoras e contribuem para o sinal de alerta: o câncer de mama é o segundo tipo mais comum no país, atrás apenas do câncer de pele. O Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima que sejam diagnosticados 57 mil novos casos de câncer de mama no Brasil, com um risco aproximado de 56 casos a cada 100 mil mulheres.

Ao conhecer bem o próprio corpo, é possível perceber mudanças que não são normais nas mamas e ficar alerta para qualquer sinal suspeito. Retração da pele ou mamilo, alteração na coloração ou tamanho da mama, saída de secreção pelo mamilo e presença de nódulo na mama ou axila são alguns indicativos e merecem atenção. Não é à toa que aproximadamente 80% dos tumores são descobertos pela própria mulher ao apalpar suas mamas.

O Mastologista, Doutor e Mestre em Patologia Médica, Dr. Douglas Soltau Gomes explica que o câncer é um conjunto de tumores que se localiza na mama e duas de suas características básicas são a multiplicação desordenada das células e a capacidade dessas células saírem do local para outros órgãos.

O médico conta que o ideal é que a descoberta do câncer de mama seja feita por meio de exames de rastreamento e o diagnóstico precoce possibilita mais chances de cura e tratamentos menos agressivos. Ele também comenta sobre a importância de a mulher conhecer bem a sua mama e realizar o autoexame como forma de prevenção.

Dr. Douglas também explica que não existe uma única causa para o desenvolvimento do câncer de mama e que apesar de existirem sim fatores genéticos, estes são a minoria dos casos. O médico expõe que existem os fatores reprodutivos e também fatores relacionados ao estilo de vida, como por exemplo, a não realização de atividades físicas, a má alimentação, o consumo de álcool e tabaco, condições que aumentam o risco inerente da mulher desenvolver o câncer de mama.

Os dados preocupam e, por isso, precisamos abrir espaço para discussão. A cura do câncer de mama está relacionada ao diagnóstico precoce, pois nos estágios iniciais da doença as lesões ainda são pequenas. Portanto, diagnosticar a doença o quanto antes é um passo fundamental.

Para orientar as mulheres sobre a doença, o médico possui um canal no youtube com vídeos e diversas abordagens sobre o tema.

Médico (CRM-PR:26.665) / Mastologista (RQE:1635)

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais