CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a Luto: Unioeste e Huop se despedem do Professor Doutor Orival Alves

Luto: Unioeste e Huop se despedem do Professor Doutor Orival Alves

Professor Orival, Neurocirurgião, está na história da Medicina em Cascavel, sendo importantíssimo na implantação e reconhecimento do curso da Unioeste. “Tivemos uma notícia muito triste para...

Publicado em

Por Paulo Eduardo

Publicidade
Imagem referente a Luto: Unioeste e Huop se despedem do Professor Doutor Orival Alves

É com extremo pesar que a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) comunica o falecimento do professor do Centro de Ciências Médicas e Farmacêuticas do Campus de Cascavel, Dr. Orival Alves, em decorrência de complicações da Covid-19.

Professor Orival, Neurocirurgião, está na história da Medicina em Cascavel, sendo importantíssimo na implantação e reconhecimento do curso da Unioeste. “Tivemos uma notícia muito triste para nossa universidade, e com certeza também para comunidade de Cascavel. Dr. Orival foi fundamental na criação e na consolidação do curso de medicina da Unioeste”, relata o reitor Alexandre Webber.

Dr. Orival deu nome ao Centro Acadêmico de Medicina, homenagem feita ainda em vida. “Nos orgulha toda essa história, Dr. Orival foi homenageado pelos acadêmicos do curso de Medicina, que deram seu nome ao centro acadêmico. Ele teve um papel fundamental também na Medicina de Cascavel. Acapacidade técnica e o trabalho que ele fez, deixa um legado muito grande para seus alunos, amigos, família e toda sociedade Cascavelense”, finaliza Alexandre.

O velório está sendo realizado hoje (14) até as 11h na capela central da Acesc em Cascavel. A Unioeste decretou Luto Oficial de três dias na Reitoria, Campus de Cascavel e Hospital Universitário.

MAIS DE 24 ANOS DE UNIOESTE

Foram mais de 24 anos de atuação na Unioeste. O médico neurologista Orival Alves ingressou na universidade no dia 03/04/95. Desde então participou das lutas para implantação do curso de Medicina, organizou o Projeto Político Pedagógico do curso, e foi responsável por inúmeras conquistas em todos esses anos. A dedicação e o engajamento nas lutas resultaram pela escolha de Orival como primeiro nome de turma do curso de Medicina. Além disso, também exerceu o cargo de coordenador do curso, nos anos de 2000 a 2002, sendo o segundo coordenador de Medicina da universidade.

Além da contribuição como médico docente da universidade, também atuava como médico plantonista do Hospital Universitário do Oeste do Paraná (Huop). Foi idealizador e coordenador do Programa de Residência em Neurocirurgia, e deixa um grande legado, com seu nome marcado na história do hospital.

Se aposentou em maio de 2019.

HISTÓRIA

O paranaense de Alvorada do Sul nasceu em 13 de março de 1947. Formou-se em Medicina pela Universidade Federal de Santa Catarina em 1971. No ano de 1972, iniciou a residência médica em Cirurgia, Ortopedia e Traumatologia, com ênfase em Neurocirurgia na Universidade Federal do Rio de Janeiro que foi concluir na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo. E, foi lá também que concluiu o Doutorado. Foi em 1979, após o convite do amigo e colega Stenio Henrique de Souza, que Orival veio para Cascavel para iniciar a carreira.

Assessoria

Google News CGN Newsletter

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais