CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a Animais de rua: MP cobra da Prefeitura de Cascavel solução sobre abrigo
Divulgação/Facebook

Animais de rua: MP cobra da Prefeitura de Cascavel solução sobre abrigo

Prefeitura não tem local destinado aos cães, nem toma atitude diante de abrigo que funciona em situação irregular...

Publicado em

Por Mariana Lioto

Publicidade
Imagem referente a Animais de rua: MP cobra da Prefeitura de Cascavel solução sobre abrigo
Divulgação/Facebook

O Ministério Público apresentou essa semana uma Ação Civil Pública cobrando atitudes de Prefeitura de Cascavel com relação a animais de rua.

A ação começou há alguns anos com a denúncia de que um abrigo no Jardim Gramado, com cerca de 100 animais, funciona sem autorização e sem a estrutura mínima necessária. O problema é que a prefeitura, mesmo ciente da situação, não tomou uma atitude, afinal, não possui espaço público ou privado para aqueles ou outros animais.

O MP destaca que cabe aos municípios, a proteção de animais de rua, provendo-lhes meios de sobrevivência e, ao mesmo tempo, assegurando a coexistência com humanos em situação que não coloque a saúde coletiva em risco.

Para o MP há risco de que os animais abrigados sigam mal nutridos e, a falta de insumos de higiene, faça com que haja infestação seguidas de parasitas entre os mesmos e, sigam se alastrando para o entorno, que é altamente urbanizado.

Para a prefeitura de Cascavel são apontadas três soluções possíveis, que podem ser feitas de maneira isolada ou combinada:

  • Contratar e pagar terceiros que aceitem e protejam os animais de forma regular;
  • Chamar para si a adoção de medidas que regularizem o abrigo, fazendo as reformas necessárias e disponibilizando profissionais, ração e medicamentos;
  • Montar um serviço próprio para dar conta da demanda;

O que quer a ação?

De imediato há um pedido liminar de que a prefeitura seja obrigada a oferecer ração, medicamentos em condições minimamente suficientes, para evitar a progressão da desnutrição dos animais e, proliferação de parasitas que afetem animais e populações humanos ao redor.

Ao fim do processo o pedido é que o Abrigo São Francisco seja fechado ou regularizado com a ajuda do poder público e que a prefeitura tenha um plano para animais resgatados como programa de “adoção” e animais comunitários (que vivem nas ruas, mas são monitorados, alimentados e cuidados pela comunidade local).

A ação foi apresentada pelo promotor Angelo Mazzucchi Ferreira e tramita na Vara da Fazenda Pública.

Atualização

A prefeitura enviou uma nota onde não fala diretamente da ação, mas se posiciona sobre as ações sobre os animais:

“O Município já trabalha na causa animal, com a realização de castrações, por meio do Castramóvel e das clínicas credenciadas, que até o fim do ano deve chegar a 10 mil procedimentos. Outro ponto que o Município tem atuado é na conscientização, com a distribuição de cartilhas nas escolas sobre adoção responsável e os cuidados com os animais.”

Google News CGN Newsletter

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais