George Russell humilha concorrência e conquista pole no GP do Azerbaijão
Publicado em
Relacionadas:

Por Diego Cavalcante
Atualizado em
George Russell conquistou a quinta pole position da temporada 2026 da Fórmula 1 em uma classificação extremamente equilibrada para o Grande Prêmio do Azerbaijão. O britânico terminou como o único piloto da Mercedes na disputa após Kimi Antonelli bater e ser eliminado ainda no Q1.
A disputa pela primeira posição chegou a envolver quatro equipes, mas Russell foi melhorando seus tempos a cada volta no Q3 e abriu uma vantagem de oito décimos sobre Charles Leclerc, da Ferrari. O piloto da Mercedes marcou 1min42s526 e garantiu a primeira posição no grid.
Leclerc terminou em segundo, apenas 0s001 à frente de Oscar Piastri, que ficou com a terceira colocação. Isack Hadjar, da Red Bull, foi o quarto, seguido por Lando Norris, da McLaren.
Norris perdeu a oportunidade de melhorar sua posição na última tentativa após travar as rodas. Lewis Hamilton colocou a Ferrari na sexta posição, à frente de Pierre Gasly, Max Verstappen e Carlos Sainz, da Williams, que conseguiu extrair o máximo do pacote de atualizações levado pela equipe para Baku.
Franco Colapinto completou os dez primeiros colocados pela Alpine, apesar de ter enfrentado dificuldades para registrar uma volta competitiva.
O piloto da Haas, Ollie Bearman, ficou perto de avançar ao Q3 e terminou em 11º, seguido por Liam Lawson e Alex Albon. O piloto da Williams demonstrou insatisfação após não receber o auxílio de vácuo esperado do companheiro de equipe.
Esteban Ocon ficou em 14º, à frente de Arvid Lindblad, da Racing Bulls, que cometeu alguns erros durante a sessão. Kimi Antonelli terminou em 16º depois de bater no muro na saída da curva 1, ficando distante dos principais concorrentes.
Mesmo com um grande pacote de atualizações para o circuito de Baku, a Audi teve os dois carros eliminados no Q1. Gabriel Bortoleto terminou em 17º, enquanto Nico Hulkenberg ficou na 18ª posição.
Fernando Alonso foi o 19º mais rápido na classificação após um forte travamento de rodas que o obrigou a escapar pela área de escape. O espanhol, porém, largará ainda mais atrás devido a uma punição no grid provocada pela troca de componentes da unidade de potência.
A penalidade também afetará Lance Stroll, fazendo com que os dois pilotos da Aston Martin ocupem a última fila do grid.
Com isso, os pilotos da Cadillac, Sergio Pérez e Valtteri Bottas, serão promovidos para 19º e 20º lugares no grid da corrida deste domingo. Pérez, que já venceu no Azerbaijão, terá a oportunidade de largar à frente dos dois carros da Aston Martin.