
Show Rural: “Eu tenho muita vontade de falar, mas a vontade de ter paz é maior”, comenta Álvaro Dias sobre política
Longe dos holofotes desde o término de seu último mandato, Álvaro Dias afirmou que o afastamento lhe proporcionou paz e permitiu uma análise mais serena do...
Publicado em
Por Luiz Haab

A presença do ex-senador Álvaro Dias na missa de abertura do Show Rural 2026, realizada neste domingo (8), foi marcada por reflexões sobre sua trajetória política, o papel das cooperativas no desenvolvimento do Paraná e a possibilidade de um retorno à vida pública. Em entrevista concedida durante o evento, o ex-senador destacou o valor da experiência, a importância da decisão coletiva e a necessidade de equilíbrio na política contemporânea.
Longe dos holofotes desde o término de seu último mandato, Álvaro Dias afirmou que o afastamento lhe proporcionou paz e permitiu uma análise mais serena do cenário político. “Eu tenho muita vontade de falar, mas a vontade de ter paz é maior”, declarou. O ex-senador ressaltou que, apesar do desejo de se manter afastado, sente o peso da responsabilidade diante do chamado popular e das pesquisas que apontam seu nome entre os mais lembrados do Estado.
Dias foi enfático ao afirmar que qualquer decisão sobre uma eventual candidatura não será individual, mas coletiva. “Eu sempre substituo o ‘eu’ pelo ‘nosso’. A decisão é coletiva. Não basta saber se eu quero. Se perguntarem se eu quero, eu sou capaz de dizer que não. Mas tem que dizer se uma boa parte da população quer que eu volte a atuar politicamente e oferecer a minha contribuição, uma contribuição que é sustentada por uma experiência de décadas”, afirmou. O ex-senador, detentor do maior número de mandatos e votos da história do Paraná, salientou que se sente grato pelo reconhecimento, mas que entrega qualquer decisão “nas mãos de Deus em primeiro lugar e nas mãos do povo do Paraná”.
Questionado sobre articulações políticas e convites após a divulgação das pesquisas, Dias esclareceu que o processo é conduzido pelo partido. Filiado ao MDB, o ex-senador reiterou o compromisso com a coletividade e afirmou que não será obstáculo a decisões partidárias. “Não estão obrigados a propor qualquer candidatura minha, eu também não sou obrigado a ser candidato, mas a decisão é sempre coletiva, o que ficar decidido nós temos que participar, é uma responsabilidade cívica”, pontuou. Para ele, o momento é de cautela, diante da necessidade de “boas cabeças, de experiência, de lucidez, de equilíbrio, de responsabilidade e de respeito à população”.
Sobre sua presença no Show Rural, Álvaro Dias destacou a importância do evento para a renovação da fé e das convicções, além de ressaltar o papel das cooperativas no progresso do Estado. “Aqui é, além do sol da terra, do sal da terra, como disse Dom José Mário, há a luz do mundo. Eu vejo o Show Rural como um momento de lembrança também, é tirar a poeira da nossa memória para lembrar o que fizeram os homens do campo a favor do desenvolvimento do Paraná e o que nós pudemos fazer como homens públicos”, afirmou.
Notícias Relacionadas:
Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação
Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.
Participe do nosso grupo no Whatsapp
ou


