
Fotografia e aviação: 1º CAC Spotter Day é realizado no aeroporto de Cascavel
Um hangar foi reservado para a realização do evento, que reuniu 25 spotters de Cascavel e região... ...
Publicado em
Por Maycon Corazza
Foi realizado neste domingo (20), em Cascavel, o 1º CAC Spotter Day, evento que reúne fotografia e aviação.
O termo ‘CAC’ refere-se ao código internacional aeroportuário do aeródromo de Cascavel (SBCA-CAC), de acordo com os códigos ICAO (Organização da Aviação Civil Internacional) e o código IATA (Associação Internacional de Transporte Aéreo), ambos em tradução literal.
Um hangar do aeroporto foi reservado para a realização do encontro, organizado pelos próprios ‘spotters’, com autorização e apoio da Cettrans, que cedeu espaço da área restrita do aeroporto cascavelense, mediante Alerta de Segurança Operacional.
Nem mesmo a chuva atrapalhou o entusiasmo dos ‘spotters’, termo utilizado para definir os observadores e fotógrafos de aeronaves, como aviões e helicópteros.
Com objetivo de oportunizar um momento de união, de lazer, da criação de novas amizades e da troca de experiência, seja por questões fotográficas ou aeronáuticas, o evento contou com cerca de de 25 pessoas e foi realizado entre às 9h e 17h. Spotters de Foz do Iguaçu e Tupãssi estiveram presentes, mas a maior adesão foi mesmo dos cascavelenses.
A prática é apenas um ‘hobby’ entre os participantes. O encontro não teve custos para inscrição e as fotos não têm cunho comercial, ou seja, são apenas para coleções pessoais e compartilhamentos em redes sociais, geralmente em páginas voltadas à aviação.
Os cliques geralmente são feitos com a intenção de conseguir os melhores ângulos, enquadramentos, iluminação, foco, entre outros fatores, para guardar belos registros das aeronaves.
A data do encontro foi escolhida pelos spotters especialmente por conta do evento automobilístico Stock Car, que foi responsável pelo aumento do número de aviões particulares que vieram a Cascavel. Os aviões comerciais, também, é claro, eram muito aguardados.
O sucesso deste primeiro evento abriu a possibilidade da realização de futuras edições, possivelmente após a conclusão do novo terminal de passageiros e do pátio de aeronaves, que seguem em obra.
Whatsapp CGN 9.9969-4530 - Canal direto com nossa redação
Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.
Participe do nosso grupo no Whatsapp
ou