
Ministério Público do Paraná assume presidência estadual do Comitê Interinstitucional de Recuperação de Ativos
“Vivemos um momento singular no Estado, de interlocução plena entre as instituições. Estamos unidos na busca pela recuperação de ativos e no enfrentamento à sonegação fiscal”,......

Publicado em
Mais acessadas agora

O Ministério Público do Paraná (MPPR) assumiu nesta quarta-feira, 4 de junho, a presidência do Comitê Interinstitucional de Recuperação de Ativos (Cira) no Estado. A condução dos trabalhos passa a ser realizada pelo procurador-geral de Justiça, Francisco Zanicotti, que destacou o momento de união entre as instituições no combate à sonegação fiscal e na recuperação de ativos públicos.
“Vivemos um momento singular no Estado, de interlocução plena entre as instituições. Estamos unidos na busca pela recuperação de ativos e no enfrentamento à sonegação fiscal”, afirmou o procurador-geral.
Durante a reunião, o comitê – formado pelo MPPR, pela Procuradoria-Geral do Estado (PGE-PR), pela Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa) e pela Receita Estadual – definiu estratégias conjuntas de atuação, com foco especial no combate a fraudes fiscais estruturadas cometidas por grupos corporativos que atuam em setores estratégicos da economia paranaense.
Entre as decisões anunciadas, está a inauguração no próximo mês de um espaço físico exclusivo para a atuação integrada dos membros do Cira, viabilizado pela Secretaria da Fazenda. O MPPR designará uma promotora de Justiça para atuar diretamente no comitê, fortalecendo a equipe que já integra o grupo.
O procurador-geral também anunciou a disponibilidade do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) para colaborar com investigações complexas relacionadas às atividades do Cira. Outra frente de trabalho discutida foi a apresentação institucional do comitê a outros órgãos e entidades, além da elaboração de um plano estruturado e integrado de comunicação para ampliar a visibilidade das ações desenvolvidas.
Participaram do encontro o secretário da Fazenda, Norberto Ortigara; o procurador-geral do Estado, Luciano Borges; o promotor de Justiça Cláudio Franco Felix; o procurador de Justiça Maurício Kalache; o diretor-geral da Secretaria da Fazenda, Luiz Paulo Budal; o diretor-adjunto da Receita, Davidson Lessa; e o representante da Receita Estadual, Albert Bauermeister.
Pela Procuradoria-Geral do Estado, também estiveram presentes os procuradores Cassiano Kaminski, Eduardo Castro, Amanda Corvello e Claudia Pícolo.
Sobre o Cira – Criado em 2018 por meio do Termo de Cooperação Técnica nº 0323/2018, o Comitê Interinstitucional de Recuperação de Ativos é composto pelo Ministério Público do Paraná, Procuradoria-Geral do Estado, Secretaria de Estado da Fazenda e Receita Estadual. O objetivo do grupo é promover, de forma articulada e colaborativa, a recuperação de valores desviados dos cofres públicos e o combate a ilícitos contra a ordem tributária, com ênfase em fraudes fiscais estruturadas.
Fonte: MPPR
Notícias Relacionadas:
Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação
Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.
Participe do nosso grupo no Whatsapp
ou