CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a Museu da Imagem e do Som sedia palestra sobre tratamento sonoro para síndrome do pânico
MIS-PR sedia palestra sobre tratamento sonoro para síndrome do pânico com Eugênio Texeira Fim.Foto: Divulgação

Museu da Imagem e do Som sedia palestra sobre tratamento sonoro para síndrome do pânico

O evento será gratuito e indicado para pessoas acima de 16 anos. Para participar é necessário se inscrever por meio do email [email protected], mandando nome, idade......

Publicado em

Por CGN

Publicidade
Imagem referente a Museu da Imagem e do Som sedia palestra sobre tratamento sonoro para síndrome do pânico
MIS-PR sedia palestra sobre tratamento sonoro para síndrome do pânico com Eugênio Texeira Fim.Foto: Divulgação

O Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS-PR) sedia nesta terça-feira (20), às 19 horas, a a palestra “Som Binaural e seus poderes terapêuticos”. O projeto é uma ação cultural e científica aprovada pelo edital da Fundação Cultural de Curitiba (Edital 093/2023 – Lei Paulo Gustavo), que investiga o uso terapêutico das batidas binaurais no tratamento da síndrome do pânico e da ansiedade. O palestrante será o acadêmico Eugênio Texeira Fim, estudioso do tema.

O evento será gratuito e indicado para pessoas acima de 16 anos. Para participar é necessário se inscrever por meio do email [email protected], mandando nome, idade e CPF. São ofertadas 20 vagas. 

As batidas binaurais são um fenômeno auditivo que ocorre quando dois tons com frequências ligeiramente diferentes são enviados separadamente a cada ouvido, geralmente por meio de fones. O cérebro, ao processar esses estímulos, não percebe os dois tons distintos, mas sim uma terceira frequência resultante da diferença entre eles.

Esse efeito, conhecido como Frequency Following Response (FFR), representa a maneira como o cérebro “segue” e interpreta essa nova frequência gerada, podendo influenciar estados mentais como relaxamento, foco ou meditação.

O objetivo da palestra é divulgar os resultados da pesquisa sobre os efeitos terapêuticos do som binaural de forma acessível e inclusiva, promovendo o conhecimento sobre alternativas não medicamentosas no cuidado com a saúde mental. A pesquisa apresenta um panorama histórico do som como terapia, explorando teorias sobre os usos medicinais das propriedades físicas do som e, mais especificamente, do som binaural, que atua modulando a atividade neuroquímica do cérebro.

Diante desses desafios, a pesquisa com som binaural tem buscado alternativas terapêuticas não farmacológicas. “O som, utilizado como instrumento de cura e equilíbrio desde tempos ancestrais, surge como uma ferramenta promissora na contemporaneidade”, destaca Eugênio Fim.

O estudo utiliza referências como o conterrâneo Augusto Weber,  Michael Hutchison, entre outros. Durante a palestra será abordado o que são batidas binaurais e como elas funcionam no cérebro, os efeitos comprovados das batidas binaurais sobre a ansiedade e o pânico e os resultados de um estudo experimental realizado com pacientes diagnosticados com síndrome do pânico.

Serviço:

Som binaural e seus poderes terapêuticos, com Eugênio Texeira Fim

Data: 20 de maio, terça-feira

Horário: 19 horas

Vagas: 20

Inscrições: mandar nome, idade e CPG para [email protected]

Local: Rua Barão do Rio Branco, 395 – Centro – Curitiba

Fonte: AEN

Veja Mais

Whatsapp CGN 9.9969-4530 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

AVISO
agora
Plantão CGN