CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a Pesquisa mostra ligação entre cultura e clima no Brasil

Pesquisa mostra ligação entre cultura e clima no Brasil

A temática já teve espaço nas últimas eleições em 2024: 55,1% das pessoas de esquerda consideraram as propostas para o clima como um fator decisivo para......

Publicado em

Por CGN

Publicidade
Imagem referente a Pesquisa mostra ligação entre cultura e clima no Brasil

A temática já teve espaço nas últimas eleições em 2024: 55,1% das pessoas de esquerda consideraram as propostas para o clima como um fator decisivo para a escolha de seus votos, contra 40,4% dos participantes que se identificam com a direita. A pesquisa Cultura e Clima – Percepções e Práticas no Brasil, foi realizada pela organização não governamental C de Cultura e a empresa Outra Onda Conteúdo, em parceria com a Pontíficia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUC/RS. A íntegra do material será lançada nesta quinta-feira (13), na COP30, em Belém.

Os resultados mostram que 82,1% dos participantes estão preocupados com as mudanças climáticas, sendo que 53,4% se dizem “profundamente preocupados”. No entanto, 52,4% dos participantes revelaram que se sentem impotentes de contribuir para enfrentar o problema. Ainda assim, mais da metade – 54,6% – procura se informar sobre o clima em produtos ou instituições culturais com certa frequência.

Para Mariana Resegue, diretora-executiva da C de Cultura, isso demonstra uma percepção de que o problema é maior do que a capacidade individual de combatê-lo, no entanto “há falta de comunicação e informação sobre como cada pessoa pode colaborar e fortalecer a mobilização em torno do enfrentamento aos efeitos das mudanças climáticas”. Ela explica que o principal objetivo da pesquisa foi investigar e estimular a conexão da cultura com a agenda climática.

>> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp

O levantamento identificou também que 83,5% dos participantes acreditam que podem se informar e entender melhor sobre o tema por meio de atividades e bens culturais, como livros, filmes, músicas, museus e etc. ou seja, a cultura é considerada fonte de informação. Além disso, 73,3% veem essas atividades ou bens como ferramentas úteis para ajudá-los a enfrentar a crise climática, e 62,6% disseram, inclusive, que já mudaram hábitos ambientais ou sociais, inspirados por alguma obra ou instituições culturais.

“A pesquisa evidencia para os tomadores de decisão que a cultura é uma plataforma importante de mobilização e disseminação do conhecimento científico, aumentando a mobilização da sociedade em torno das agendas climáticas”, avalia Mariana Resegue.

Outro resultado do levantamento é o reconhecimento da importância das populações tradicionais: 77,5% concordam que povos indígenas, quilombolas e outras comunidades semelhantes podem ajudar o Brasil a enfrentar as mudanças climáticas. Por outro lado, apenas 34,3% reconheceram que essas comunidades são particularmente vulneráveis e mais afetadas pelos impactos da crise climática.

 

Fonte: Agência Brasil

Veja Mais

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

AVISO
agora
Plantão CGN