
Cardeal condenado por peculato desiste de conclave
Embora tenha optado por se afastar do conclave, Becciu reafirma sua inocência em relação à condenação por fraude na compra e venda de um imóvel em...

Publicado em
Por Diego Cavalcante
Mais acessadas agora

O cardeal italiano Angelo Becciu anunciou sua decisão de não participar do conclave que escolherá o novo papa da Igreja Católica, após o falecimento do papa Francisco. De acordo com informações de pessoas próximas, Becciu afirmou que a medida visa evitar mais danos à imagem da Igreja.
Embora tenha optado por se afastar do conclave, Becciu reafirma sua inocência em relação à condenação por fraude na compra e venda de um imóvel em Londres. As informações foram divulgadas pelo jornal La Repubblica.
Becciu foi afastado do cargo de prefeito da Congregação para as Causas dos Santos pelo papa Francisco em setembro de 2020, quando também perdeu os “direitos ligados ao cardinalato”. Em dezembro de 2023, ele foi condenado em primeira instância pelo tribunal do Vaticano, em um processo relacionado à negociação de um edifício londrino, enquanto exercia o cargo de substituto para Assuntos Gerais da Secretaria de Estado.

Conclave
O conclave para a eleição do novo papa ocorrerá no Vaticano no próximo dia 7, uma quarta-feira, após o término da Novendiales, o período de nove dias de luto pela morte do papa Francisco. A Capela Sistina foi fechada ao público nesta segunda-feira (28/4) para que sejam feitos os preparativos para a eleição.
O Vaticano informou que, dos 252 cardeais ao redor do mundo, 135 estão aptos a votar, embora apenas 120 participem da escolha do novo pontífice. O atual colegiado de cardeais foi designado pelo próprio papa Francisco antes de seu falecimento.
Com informações do Metrópoles
Notícias Relacionadas:
Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação
Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.
Participe do nosso grupo no Whatsapp
ou