CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!

Após intensa luta conta o câncer, falece em Cascavel Tamires dos Santos, de 33 anos

Publicado em

Os familiares da jovem, para acompanharem o tratamento, moraram por um tempo em uma Van estacionada nas imediações do HUOP...
Imagem referente a Após intensa luta conta o câncer, falece em Cascavel Tamires dos Santos, de 33 anos
Foto: Reprodução/CGN

Por Fábio Wronski

Atualizado em: 22/04/2025 às 07:58

A comunidade de Toledo, no Paraná, está de luto após a morte de Tamires Cristina Cirilo dos Santos, 33 anos, que faleceu na tarde desta segunda-feira (21) no Hospital do Câncer (Uopecan), em Cascavel-PR, após uma dura batalha contra a leucemia. Internada há cerca de dois meses, Tamires não resistiu às complicações da doença, apesar de todos os esforços médicos e da corrente de solidariedade que mobilizou a cidade e a região.

O velório será realizado a partir das 22h30 de hoje (21), na Capela Mortuária do Jardim América. O enterro deverá ocorrer na tarde de terça-feira (22), no Cemitério Jardim da Saudade, no Jardim Santa Clara IV.

A história de Tamires comoveu a comunidade local desde o início. Moradora do Jardim Concórdia, em Toledo, ela começou a apresentar fortes dores no corpo e foi inicialmente diagnosticada com dengue. Com a piora no quadro, surgiram suspeitas de linfoma, lesões no fígado e líquido nos pulmões. A jovem passou por transfusões de sangue, mas o seu estado de saúde seguia instável.

Diante da gravidade da situação e da demora na transferência para um hospital especializado, familiares, amigos e membros da Primeira Igreja Batista da Lagoinha organizaram uma manifestação em frente a Associação Beneficente de Saúde do Oeste do Paraná (Hoesp) – Hospital Bom Jesus, em Toledo, no dia 20 de fevereiro. A mobilização pacífica, marcada por orações e palavras de apoio, tinha como objetivo pressionar as autoridades a agilizarem o encaminhamento de Tamires para o tratamento oncológico em Cascavel.

A manifestação surtiu efeito e, no dia 21 de fevereiro, Tamires foi transferida para o Hospital Universitário do Oeste do Paraná (Huop), em Cascavel onde passou a receber acompanhamento especializado. No entanto, durante a internação, ela contraiu uma infecção bacteriana na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), o que agravou ainda mais a sua saúde. Entubada e em estado grave, chegou a apresentar resposta ao tratamento contra a bactéria, o que reacendeu a esperança de retomada do tratamento contra o câncer. Mas o organismo já debilitado não resistiu. Por último, ela foi transferida para a Uopecan.

Além do sofrimento causado pela doença, a família de Tamires enfrentou uma série de dificuldades para permanecer próxima a ela durante o tratamento. Sem condições financeiras para pagar hospedagem em Cascavel, a mãe, Marta Cirilo Orzi, e o primo, Márcio Henrique dos Santos, passaram a viver em uma van emprestada por um vizinho da família. A história da luta dessa mãe comoveu ainda mais a comunidade, que se mobilizou com doações de alimentos e apoio emocional.

As informações são do Toledo News.

Veja também

Notícias Mais Acessadas Agora

Notícias Mais Lidas