CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a Copel firma protocolo com a Prefeitura de Curitiba para ampliar hortas comunitárias
Copel firma protocolo com a Prefeitura de Curitiba para ampliar hortas comunitáriasFoto: JP Gomes/Divulgação Copel

Copel firma protocolo com a Prefeitura de Curitiba para ampliar hortas comunitárias

O protocolo fortalece o programa Cultivar Energia. Desenvolvida pela Copel desde 2013, a iniciativa transforma áreas ociosas embaixo das linhas de transmissão em hortas comunitárias, garantindo......

Publicado em

Por CGN

Publicidade
Imagem referente a Copel firma protocolo com a Prefeitura de Curitiba para ampliar hortas comunitárias
Copel firma protocolo com a Prefeitura de Curitiba para ampliar hortas comunitáriasFoto: JP Gomes/Divulgação Copel

A Copel deu mais um passo importante em sua agenda de sustentabilidade ao formalizar, durante o Smart City Expo Curitiba 2025, um protocolo de intenções com a Prefeitura de Curitiba. A parceria, estabelecida por meio da Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN), vai ampliar a utilização de áreas embaixo das linhas de transmissão da Companhia para fazer hortas comunitárias e, assim, promover segurança alimentar e inclusão socioprodutiva na capital paranaense. 

O protocolo fortalece o programa Cultivar Energia. Desenvolvida pela Copel desde 2013, a iniciativa transforma áreas ociosas embaixo das linhas de transmissão em hortas comunitárias, garantindo produção de alimentos saudáveis e promovendo o uso adequado dos espaços urbanos. O Cultivar Energia conta atualmente com sete hortas comunitárias em Curitiba e abrange outros dez municípios paranaenses. Com a assinatura do protocolo, a quantidade de hortas será ampliada na Capital. 

O acordo prevê, dentre diversas ações, a ampliação do acesso da população a alimentos de qualidade, o fomento da inclusão social e a consequente redução da pobreza, o manejo seguro de espécies vegetais embaixo das linhas de transmissão de energia elétrica, o combate a depósitos irregulares de resíduos e o respeito às regras de planejamento urbano.  

O prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, celebrou a assinatura do documento e reforçou a importância da parceria com a Copel. “A sustentabilidade e a segurança alimentar são pilares fundamentais para uma cidade inteligente. Essa colaboração fortalece a resiliência da nossa população e melhora a qualidade de vida de quem mais precisa”, avaliou. 

A superintendente de Governança e Sustentabilidade da Copel, Luísa Nastari, ressaltou que a colaboração com o poder público é essencial para construir cidades mais inteligentes e sustentáveis. “Essa parceria reforça nosso compromisso com a responsabilidade social e ambiental, garantindo um futuro melhor para a população”, afirmou. 

SOLUÇÃO INTELIGENTE – Atualmente, além de Curitiba, o programa Hortas Comunitárias já está implantado em Londrina, Almirante Tamandaré, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Maringá, Ponta Grossa, Siqueira Campos, Umuarama e São José dos Pinhais. 

De acordo com Luísa Nastari, o programa Cultivar Energia surgiu justamente para achar uma solução inteligente e inovadora para o espaço urbano, permitindo que as pessoas passem a ocupar as áreas debaixo das linhas de transmissão de forma mais adequada. “Hoje, o programa Cultivar Energia atende 657 famílias, que contam com a segurança alimentar”, destacou. 

Fonte: AEN

Veja Mais

Notícias Relacionadas:

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

AVISO
agora
Plantão CGN