CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a Piana apresenta ao embaixador de Ruanda potenciais parcerias com o Paraná
Piana apresenta ao embaixador de Ruanda potenciais parcerias com o ParanáFoto: Igor Jacinto/Vice Governadoria

Piana apresenta ao embaixador de Ruanda potenciais parcerias com o Paraná

“Somos líderes na produção de vários alimentos e por isso somos considerados o supermercado do mundo. Produzimos para alimentar os paranaenses e os brasileiros, mas também......

Publicado em

Por CGN

Publicidade
Imagem referente a Piana apresenta ao embaixador de Ruanda potenciais parcerias com o Paraná
Piana apresenta ao embaixador de Ruanda potenciais parcerias com o ParanáFoto: Igor Jacinto/Vice Governadoria

O vice-governador Darci Piana recebeu nesta segunda-feira (17) o embaixador da República de Ruanda no Brasil, Lawrence Manzi, para discutir oportunidades de cooperação econômica e ampliação do comércio entre o Estado e o país africano. O vice-governador destacou algumas potencialidades do Paraná, principalmente na área da agricultura, já que Ruanda tem a economia baseada principalmente na agricultura de subsistência.

“Somos líderes na produção de vários alimentos e por isso somos considerados o supermercado do mundo. Produzimos para alimentar os paranaenses e os brasileiros, mas também levamos muito dessa produção para fora. E temos esse destaque por ser um território que se preocupa com o meio ambiente. O Paraná é o Estado mais sustentável do País e produz com foco no cuidado com o solo e com a água”, disse Piana.

Ele também apresentou a força do cooperativismo local. A previsão é que elas invistam R$ 9,2 bilhões e alcancem um faturamento de R$ 220 bilhões até o final do ano no Paraná. São 227 cooperativas com 152 agroindústrias em funcionamento e mais de 4 milhões de cooperados.

A embaixada da Ruanda é recente no Brasil. Aberta há dez meses, com escritório em Brasília, é a única representação diplomática ruandesa na América do Sul. Desde então, o país tem buscado expandir suas parcerias internacionais e os negócios com o Paraná podem alavancar a relação bilateral entre Brasil e o país africano.

Segundo o representante do Itamaraty no Paraná, Paulo Pinheiro Machado, o Estado possui uma economia muito diversificada. “Ficamos muito felizes de um país como a Ruanda querer estreitar relações com o Brasil e através do Paraná podemos levar as relações bilaterais para outro nível”, disse.

De acordo com o embaixador, essa pode ter sido a primeira visita de muitas, pois Ruanda enxerga muitas possibilidades de troca com o Paraná. “Fomos muito bem recebidos no Brasil, mas queríamos muito vir ao Paraná. Aprender o que se faz aqui, principalmente para alcançar números como o que foram apresentados na área do agronegócio. Enxergamos as conexões e percebemos que cooperar com o Paraná vai nos levar mais alto”, disse Lawrence.

Por meio da Invest Paraná, agência que funciona como ponte entre o Governo do Paraná e investidores, a ideia é que agora uma comitiva paranaense vá até a embaixada de Ruanda para começar a desenhar um plano de trabalho entre os territórios. O embaixador também planeja organizar uma viagem de empresários do País para conhecer as oportunidades de investimento no Estado.

PARANÁ NO MUNDO – Em 2024, os produtos paranaenses chegaram a 214 mercados internacionais, um aumento em relação aos 210 destinos registrados em 2018. Ruanda, ao lado de países como Laos, Síria e Montenegro, passou a integrar a lista de importadores de bens produzidos no Paraná, demonstrando a crescente presença do Estado no comércio global. Atualmente, o Paraná exporta 2.081 produtos para o mundo.

PRESENÇAS – Participaram do encontro o primeiro-secretário da embaixada da Ruanda no Brasil, Theogene Ntakirutimana; o secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Natalino Avance de Souza; o presidente da Invest Paraná, Eduardo Bekin; o diretor de Relações Internacionais da Invest Paraná, Giancarlo Rocco; o diretor-geral da Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços, Christiano Puppi; a diretora-geral da Secretaria da Cultura, Elietti de Souza Vilela; a diretora-presidente do Museu Oscar Niemeyer, Juliana Vosnika; e o diretor responsável pela África do Grupo Positivo, Jonathan Bittencourt.

Fonte: AEN

Veja Mais

Notícias Relacionadas:

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

AVISO
agora
Plantão CGN