CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a Primeira missão internacional de 2025 da Invest Paraná leva empresários para a Índia
Primeira missão internacional de 2025 da Invest Paraná leva empresários para a Índia

Primeira missão internacional de 2025 da Invest Paraná leva empresários para a Índia

De acordo com o diretor de Relações Internacionais e Institucionais da Invest Paraná, Giancarlo Rocco, a missão tem um olhar estratégico para o mercado indiano. “Trata-se......

Publicado em

Por CGN

Publicidade

Mais acessadas agora

Imagem referente a Primeira missão internacional de 2025 da Invest Paraná leva empresários para a Índia
Primeira missão internacional de 2025 da Invest Paraná leva empresários para a Índia

O Paraná se prepara para marcar presença na Feira Internacional de Alimentos e Hospitalidade – AAHAR, que acontecerá em Nova Délhi, na Índia, entre os dias 5 e 9 de março. O evento, coordenado pela Organização de Promoção Comercial da Índia, é um dos mais importantes do setor na Ásia e reunirá mais de 1.800 expositores de diversos países. A participação paranaense será coordenada pela Invest Paraná.

De acordo com o diretor de Relações Internacionais e Institucionais da Invest Paraná, Giancarlo Rocco, a missão tem um olhar estratégico para o mercado indiano. “Trata-se de um mercado consumidor gigantesco. Dessa forma, assim como outros países olham pro Brasil com uma escalabilidade, nós olhamos a Índia como uma grande oportunidade de levar nossos produtos para lá”, explica.

O Brasil contará com um pavilhão próprio na feira, organizado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), e o Paraná será responsável por um dos estandes, representando 11 empresas do Estado: Amafil, Certano, Buschle Alimentos, Carob House, Coamo, SL Alimentos, Coasul, Erva Mate Paraná, GranoMax, Pennacchi e Qualinova.

Durante o evento, serão realizadas reuniões de matchmaking e apresentações a potenciais compradores e investidores, além da distribuição de materiais de divulgação e amostras de produtos.

Segundo dados do Perfil de Comércio e Investimentos da Índia organizado pela ApexBrasil e divulgado no ano passado, em duas décadas (2003 a 2023), a Índia saiu da 26ª posição para a 13ª entre os destinos das exportações brasileiras. O país asiático teve um crescimento médio anual de 14,3% nas exportações oriundas do Brasil, enquanto para o restante do mundo a média foi de 11,3% ao ano.

OPORTUNIDADE ESTRATEGICA – A Índia, quinta maior economia do mundo e país mais populoso do planeta, se destaca como um dos maiores produtores globais de alimentos. Reconhecida pela produção de leite, especiarias, leguminosas, chá, trigo, arroz, açúcar, algodão e óleos vegetais, o país tem investido cada vez mais na modernização do seu setor agrícola.

O Paraná, por sua vez, é referência no agronegócio brasileiro e mundial, consolidando-se como um dos maiores produtores e exportadores de alimentos do Brasil. Essa vocação faz com que a missão à Índia seja uma oportunidade estratégica para ampliar parcerias e fortalecer o comércio bilateral entre os dois países.

“Há uma grande sinergia entre o Brasil e a Índia, tanto em tipo de produção, quanto na população, que também é muito amigável para fazer negócio. Nossa expectativa é que haja o início de uma conversa com eles, porque nós também temos que aprender muito como exportar para lá”, reforça o gerente da Invest Paraná.

Para o gerente de exportações da Amafil, uma das empresas que será representada pela Missão do Paraná, Eliel Fonseca da Silva, a feira será um termômetro para futuros negócios. “O Estado tem feito um trabalho de base muito importante de divulgação de resultados e suporte para as indústrias paranaenses. Será nossa primeira vez pleiteando exportações à Índia apresentando produtos derivados de mandioca. Sabemos que existe consumo de mandioca naquele país e queremos, em um primeiro momento entender e sentir o mercado para fazer negócios no futuro”, explica.

A empresa de Cianorte é uma gigante paranaense no setor de produtos derivados da mandioca.

A comitiva paranaense será formada pela gerente de Relações Internacionais da Invest Paraná, Bruna Radaelli, e pelo diretor de Desenvolvimento Econômico, Rogério Chaves. Também acompanhará a missão a gerente do departamento internacional da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), Caroline Pinheiro do Nascimento.

BOA RELAÇÃO – No ano passado, o governador Carlos Massa Ratinho Junior liderou uma missão internacional ao país asiático com o objetivo de buscar parcerias na área de inovação e tecnologia. A boa relação construída durante a missão já rende frutos. Na última semana, o Governo do Paraná anunciou que sediará a primeira fábrica de nanofertilizantes do Brasil, um investimento de US$ 12 milhões liderado pela Nanoventions Brasil, ligada Indian Farmers Fertiliser Cooperative (IFFCO), a maior cooperativa agrícola da Índia.

MISSÕES INTERNACIONAIS – Desde 2021, o Governo do Paraná participou de 33 missões internacionais organizadas pela Invest Paraná. A da próxima semana será a 34ª e a primeira de 2025. No final de março, o Paraná participa da Expo Antad no México, maior evento de alimentos e bebidas daquele país e uma das mais relevantes do setor de varejo da América Latina. 

Fonte: AEN

Veja Mais

Notícias Relacionadas:

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

AVISO
agora
Plantão CGN