CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a Prepare a japona! Frente fria avança e promete amenizar calorão das últimas semanas

Prepare a japona! Frente fria avança e promete amenizar calorão das últimas semanas

Uma frente fria que sobe da Região Sul para o Sudeste deve amenizar as altas temperaturas das últimas semanas nessas regiões e no Centro-Oeste. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia......

Publicado em

Por Silmara Santos

Publicidade
Imagem referente a Prepare a japona! Frente fria avança e promete amenizar calorão das últimas semanas

Uma frente fria que avança da Região Sul para o Sudeste do país promete trazer alívio para as altas temperaturas registradas nas últimas semanas nessas regiões e no Centro-Oeste. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a mudança climática favorecerá a ocorrência de chuvas intensas no início desta semana, especialmente em áreas do Rio de Janeiro, do sul de Minas Gerais e da região metropolitana da capital.

No Sul do país, as áreas mais afetadas serão a faixa leste de Santa Catarina, incluindo a região metropolitana de Florianópolis e o Vale do Itajaí, bem como o leste do Paraná. Nessas regiões, a previsão é de chuvas intensas, variando de 50 milímetros (mm) a 100 mm. Diante desse cenário, o Inmet emitiu um aviso laranja (perigo) para esses locais, alertando para o risco de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios.

A Região Nordeste também não ficará de fora das mudanças climáticas. A atuação da zona de convergência intertropical (ZCIT), principalmente em áreas do Maranhão ao Ceará, colocou essas regiões sob o mesmo aviso laranja. O mesmo vale para parte do centro-norte do Tocantins, no Centro-Oeste.

No Norte do Brasil, as instabilidades associadas ao calor e à alta umidade continuarão gerando pancadas de chuva ao longo da semana, que devem ser mais intensas no Amapá e nordeste do Pará.

No Centro-Oeste, as áreas de maior instabilidade estão em Mato Grosso e no noroeste de Goiás, com previsão de pancadas de chuva durante a semana. Já ao sul e leste de Goiás e em parte de Mato Grosso do Sul, a tendência é de chuvas irregulares a partir de amanhã (12).

Em Cascavel, a previsão é de chuvas até quinta-feira (13), porém, as temperaturas máximas e mínimas devem se manter acima dos 18°C.

Com informações de Agência Brasil e Simepar.

Notícias Relacionadas:

Google News CGN Newsletter

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
AVISO
agora
Plantão CGN