CGN
AMP
Com consumo de água alto pelo calor, Sanepar reforça necessidade de uso consciente - Na foto, imagem ilustrativa de CianorteFoto: Roberto Dziura Jr/AEN

Com consumo de água alto pelo calor, Sanepar reforça necessidade de uso consciente

De acordo com o Simepar, praticamente todo o Estado teve temperaturas acima da média em fevereiro de 2025 – esta quarta-feira (26) foi o dia mais......

Publicado em

Por CGN

AMP
Com consumo de água alto pelo calor, Sanepar reforça necessidade de uso consciente - Na foto, imagem ilustrativa de CianorteFoto: Roberto Dziura Jr/AEN

Às vésperas do feriado de Carnaval, a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) constatou que o consumo de água permanece alto, inclusive no período noturno, fruto do calor extremo que várias regiões do Paraná estão enfrentando, especialmente em cidades como Londrina, Cambé e Ponta Grossa.

De acordo com o Simepar, praticamente todo o Estado teve temperaturas acima da média em fevereiro de 2025 – esta quarta-feira (26) foi o dia mais quente do ano em Pinhais, Guarapuava, Fazenda Rio Grande e Lapa. Em Ponta Grossa e Londrina, por exemplo, tanto as temperaturas máximas quanto as mínimas neste mês ficaram acima da média histórica.

Em Ponta Grossa, a temperatura mínima média neste mês de fevereiro está 2ºC acima do normal, enquanto que a máxima supera a média histórica para o mês em 1ºC. Em Londrina, a temperatura mínima está 1,4°C acima da média histórica, já a temperatura máxima chega a 1,3ºC a mais do que a média para o mês de fevereiro, segundo o Simepar.

“É um momento de desafio. Precisamos estar juntos para superar este desafio climático que vem assolando todo o Sul do Brasil, trazendo uma onda de calor ao Paraná, fazendo com que o consumo de água seja em níveis extremamente elevados”, destaca o presidente da Sanepar, Wilson Bley.

O gerente geral da Sanepar para a Região Nordeste, Gil Gameiro, explica que há uma relação de consumo maior que pode variar de 2% a 5% para cada grau de temperatura que ultrapassa os 30ºC. No Sistema de Abastecimento Integrado Londrina-Cambé, o consumo de água, em janeiro e fevereiro, cresceu mais de 20% em relação à média do ano passado.

“Além deste fator, a temperatura a partir de 24ºC se estendendo por mais horas, durante o período noturno e perdurando por vários dias, causa consequências para os sistemas de água. Mesmo trabalhando ininterruptamente, com o alto consumo, a reservação dos sistemas vai tendo seus níveis reduzidos, afetando o abastecimento em algumas regiões”, explica.

Segundo Gameiro, a Sanepar também percebeu alteração no pico de consumo. “Historicamente o pico de consumo, ou seja, quando quase todo mundo está com uma torneira aberta ou o chuveiro, ocorre entre 19 horas e 20 horas. Porém, em dias mais quentes, o consumo tem permanecido alto até bem mais tarde, até 23 horas, meia-noite”, detalha.

Gil destaca que a Sanepar já iniciou a fase de testes dos equipamentos da obra que vai atender plenamente o abastecimento na região afetada nestas semanas com manobras operacionais compensatórias, isto é, manobras para a recuperação dos níveis dos reservatórios. A nova adutora e elevatória do Sistema Tibagi custou R$ 27 milhões e deve ser entregue em abril, bem antes da previsão, que era agosto.

“Esta obra vai aumentar a nossa capacidade de transporte de água para reservatórios das regiões Oeste e Leste de Cambé. São mais seis quilômetros de adutora e uma estação elevatória de água. Cortamos o Centro, a partir da Rua Sergipe, até a região Oeste, próximo ao Moinho”, conta.

PONTA GROSSA – Outra cidade que apresentou grande aumento de demanda de abastecimento relacionada à temperatura é Ponta Grossa. No mês de fevereiro, as alterações climáticas marcadas por longos períodos de ondas de calor, refletiram diretamente no aumento da demanda por água tratada.

Historicamente, o pico de consumo diário em Ponta Grossa ocorria entre 11 horas e 13 horas. Atualmente, com a incidência de temperaturas elevadas por vários dias consecutivos, houve a ampliação nesse período de consumo, ficando entre 10 horas e 15 horas. Nos dias mais quentes o consumo chega a se elevar em torno de 25%.

Para suprir este aumento de demanda, a Sanepar está realizando várias ações emergenciais na cidade. Entre elas, no último fim de semana, colocou em operação um poço, que de imediato já está atendendo a uma parcela da população, e que terá sua capacidade ampliada, por meio de ajustes em equipamentos, ainda no mês de março.

A companhia também deve antecipar a utilização da nova adutora do rio Pitangui e de um novo módulo de tratamento, para que ainda em março seja possível incrementar a produção do sistema em mais 7%. Ao fim das obras, prevista para abril próximo, esta ampliação deve aumentar a capacidade do sistema em 15%.

PLANEJAMENTO E USO CONSCIENTE – O presidente da Sanepar reforça ainda que, entendendo que esse novo regime climático possa perdurar, a Companhia está revisando seu planejamento estratégico para preparar-se para este desafio. “Estas obras não são obras rápidas, são obras estruturantes, que têm um prazo de maturação. Nós estamos aumentando a nossa produção para que o consumo seja equilibrado. Agora, é claro, precisamos do uso racional de todos, desse bem finito que é a água potável, para aquelas necessidades que são básicas no nosso dia-a-dia”, disse.

Ele recomenda que a água tratada da Sanepar seja destinada a fins nobres, como a hidratação, a alimentação e a higiene, sendo utilizada a água da chuva ou de reuso para outras atividades, como lavar calçadas, veículos, tapetes, regar plantas e mesmo dar descargas.

Fonte: AEN

Veja Mais

Notícias Relacionadas:

Sanepar resgata animais e faz replantio de vegetação na Barragem Miringuava
Sanepar e Prefeitura inauguram novo sistema de esgoto no Zoológico Municipal de Curitiba
Sanepar e Prefeitura de Curitiba conscientizam crianças sobre a importância da água
Sanepar investe R$ 2,5 milhões para ampliar a rede de esgoto em Moreira Sales
Após força-tarefa, captação do Pitangui volta a operar para o abastecimento de Ponta Grossa
Sanepar disponibiliza pontos gratuitos de hidratação na Expo Umuarama
Sanepar expande sistema de tratamento de esgoto em cidades do Noroeste
Lodo de esgoto da Sanepar vira adubo e traz importantes resultados para agricultores
Nova adutora do Rio Pitangui vai aumentar em 15% a capacidade de abastecimento em Ponta Grossa
Sanepar patrocina nova expedição de Waldemar Niclevicz ao cume do Everest
Sanepar suspende manobras em Londrina e Cambé e entra na reta final da adutora Sergipe
Sanepar vai abrir 28 Centrais de Atendimento neste sábado para regularização de débitos
Sanepar apresenta aos municípios estratégias para universalizar o saneamento
Sanepar suspende manobras programadas para sexta e sábado em Ponta Grossa
Sanepar convida população para o Webinar "Conservação da Água na Mata Atlântica"
Contato com consumidores: após evento do Procon, Sanepar abre as centrais no sábado
Abastecimento de água: 94% dos moradores e veranistas estão satisfeitos no Litoral
Sanepar disponibiliza canais exclusivos para clientes de Ponta Grossa
Neste feriadão de Carnaval, Sanepar faz campanha educativa para uso consciente da água
Jogo de tabuleiro e quebra-cabeça: Sanepar entrega materiais didáticos sobre bacias

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Sair da versão mobile
AVISO
agora
Plantão CGN