Oficina de Música, férias nos museus e novas exposições movimentam a agenda cultural
Os principais museus de Curitiba oferecem uma programação especial de férias, com diversas oficinas para todas as idades e preferências. O MAC Paraná, por exemplo, traz,......
Publicado em
Por CGN
A agenda cultural desta semana traz uma programação diversa e inclusiva para todas as idades, eventos que ocorrem nos espaços administrados pelo Governo do Estado, como teatros, museus e a Biblioteca Pública do Paraná. Destaque para espetáculos, literatura e artes visuais.
Os principais museus de Curitiba oferecem uma programação especial de férias, com diversas oficinas para todas as idades e preferências. O MAC Paraná, por exemplo, traz, na próxima quarta-feira (29), uma oficina exclusiva com o fotógrafo Tom Lisboa.
O MIS Paraná oferece oficinas de desenho, brinquedos óticos e arte contemporânea. No Museu Casa Alfredo Andersen, continuam as visitas guiadas às terças e quintas, até o final do mês.
Já o Teatro Guaíra recebe apresentações de destaque na 42ª edição da Oficina de Música de Curitiba, incluindo performances da Orquestra à Base de Corda, Gabriel Sater, além da Banda Lyra que se apresenta com Elba Ramalho e o maestro Spok Frevo.
Confira a programação completa:
Biblioteca Pública do Paraná (BPP)
Jornal Cândido – A edição 158 do periódico on-line já está disponível para acesso e download. O conteúdo da vez relaciona literatura e música, tendo como fio condutor o escritor colombiano Andrés Caicedo (1951-1977), que publicou ¡Que viva la música!, em reportagem assinada por Fernanda Maldonado. Na retranca, uma prateleira com títulos relacionados ao assunto da capa.
Na sessão Entrevista, Rodrigo Garcia Lopes conversa com o jornalista, músico e escritor londrinense Bernardo Pellegrini. O também músico e escritor carioca Rogerio Skylab publica um conto em sua estreia na ficção, com o recém-lançado “Homem-urubu” (Madame Psicose e Kotter Editorial). Seguindo com a pauta literária e musical, uma tradução de Melissa Luz para a letra de Lou Reed (Velvet Underground), “O Presente”.
O jornal oferece outros conteúdos inéditos, como uma crônica de Pedro Guerra, poema de Ronaldo Cagiano, um ensaio fotográfico de Malu Cordeiro, além da arte da capa por Iuri De Sá. Acesse em: bpp.pr.gov.br/Candido
Bibliopraia – Neste mês de janeiro, a programação da Biblioteca Pública do Paraná continua concentrada no Litoral do Paraná, na praia de Caiobá, com o projeto Bibliopraia. São diversas atividades para todas as idades, com empréstimos de livros, contação de histórias, encontros focados no público 60+, entre outras atrações. O projeto segue até 2 de fevereiro, das 8h às 12h e das 15h às 19h, no Condomínio Verão Maior, próximo ao Sesc.
Seção Braille
Cine Inclusivo
Sessões de filmes com audiodescrição e janela de Libras para pessoas com deficiência visual e auditiva.
Títulos disponíveis:
“Operação Babá” | Classificação: Livre | Duração: 1h 30 minutos
“A Família do Futuro” | Classificação: Livre | Duração: 1h 35 minutos
“Dom Quixote, adaptação de Cléia Regina Ramos” | Narrativa em libras | Duração: 30 minutos
Dias: 6 a 31 de janeiro
Horário: 8h30 às 18h — segunda a sexta-feira
O agendamento do Cine Inclusivo é feito pelo telefone (41) 3221-4985.
Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC Paraná)
Quarta Pública – No dia 29 de janeiro, a Quarta Pública do Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC-PR) promove a oficina Verbo-foto-grafia, ministrada por Tom Lisboa. Na atividade, ele traz um recorte de suas séries fotográficas conhecidas como Fotografia Marginal, que exploram conexões entre fotografia e outras expressões artísticas, como literatura e performance.
A oficina terá um enfoque especial na relação entre imagem e palavra escrita. Além disso, o artista falará de sua trajetória e de obras como “polaroides (in)visíveis”, “palimpsestos”, “caractere(s): retratos em preto e branco”, “brinquedografia” e o livro “Novas Maurílias”.
“Coletiva” – A mostra “Coletiva” na Sala Aberta do MAC Paraná segue em cartaz até 31 de janeiro de 2025. Desde abril, a sala 9 do Museu Oscar Niemeyer foi transformada em um espaço de criação, onde artistas convidados compartilham seu processo com o público. A exposição apresenta trabalhos de Akhan, Coletivo Brutas, Izadora Figueiredo, Luiz Moreira, Nicholas Steinmetz e Rimon Guimarães. Curadoria de Carolina Loch e Joanes Barauna.
Museu Casa Alfredo Andersen (MCAA)
Visitas Guiadas – Começando em 9 de janeiro (quinta), as visitas acontecem todas as terças e quintas do mês de janeiro, das 14h às 15h30. A participação será por ordem de chegada como forma de proporcionar uma experiência mais aprofundada para os visitantes do MCAA. As visitas guiadas são gratuitas e abertas para pessoas de todas as idades.
Exposição permanente – Destinada a mostrar as obras de Alfredo Andersen, essa exposição contém quadros e desenhos que marcaram a vida e legado do pai da pintura paranaense. Entre retratos, paisagens e cenas de gênero, o público pode contemplar a produção artística do homem que dá nome ao Museu Casa. Entrada gratuita.
Museu da Imagem e do Som (MIS-PR)
“Desver” – “Desver” é uma instalação multissensorial de Ivana Cassuli e Marcelo Borges Eggers, do grupo Blanche Bois, que explora os ciclos de vida e a ressignificação das percepções visuais e sonoras. A mostra utiliza “glitch art”, “vídeo painting” e intervenções tecnológicas para criar novas formas de ver e ouvir o mundo. Entrada gratuita.
Exposição em Antonina – O MIS-PR inaugurou nesta quarta-feira (22), na Estação Ferroviária de Antonina, uma exposição que celebra a história e cultura do município litorâneo por meio de seu acervo audiovisual. A mostra inclui uma seleção de imagens do renomado fotógrafo Jesus Santoro (1994-2003), que capturou a essência de Antonina por meio de suas belas paisagens e cenas cotidianas.
A iniciativa integra o programa itinerante “Raízes do MIS-PR”, que busca levar as memórias e os acervos do museu para além de sua sede em Curitiba, promovendo um encontro entre o patrimônio audiovisual, musicográfico e fotográfico paranaense e as comunidades locais, incentivando a valorização da cultura e da história de forma acessível e inclusiva.
Oficina: Desenhando no MIS-PR – Na terça-feira (28), haverá mediação sobre a história do museu e do prédio histórico do Palácio da Liberdade. A partir do passeio, os participantes serão convidados a produzir desenhos de observação e pintura com tinta nanquim. O horário das atividades será das 14h às 16h para o público de 11 anos ou mais. Para se inscrever, basta preencher o formulário AQUI.
Oficina de brinquedos ópticos – Na quarta-feira (29), o Setor Educativo promove uma visita guiada à exposição “Sinestesia dos Objetos”, destacando a história da fotografia e do cinema, com base na observação dos tridimensionais do acervo do MIS. Após a orientação, o público será convidado a produzir brinquedos ópticos como spinner de papel e taumatrópio. A atividade será das 14h às 16h para o público de 7 anos ou mais. Inscrições AQUI.
Oficina “O expressionismo na Arte Contemporânea” – Na quinta-feira (30), a mediação da oficina será sobre a exposição Desver, dos artistas Ivana Cassuli e Marcelo Borges. Voltada para o expressionismo na arte contemporânea, a oficina terá produção de pinturas com tinta, barbante, pente, esponja e diferentes materiais, com sobreposição de imagens. A atividade acontece das 14h às 16h sem restrição de idade. Para se inscrever, basta preencher o formulário AQUI.
Museu Paranaense (MUPA)
Oficina “Memórias indomadas: escrita de mosaicos com cacos de lembranças” – Nos dias 30 e 31 de janeiro o MUPA recebe a oficina “Memórias indomadas: escrita de mosaicos com cacos de lembranças”, ministrada pela escritora e historiadora Jessica Stori e a escritora Rafaela Tavares Kawasaki.
A atividade pretende potencializar técnicas de escrita poética, fictícia ou ensaística a partir da reflexão sobre memória, coletividade e a trajetória dos participantes. A ação acontece das 14h às 18h, conta com interpretação em Libras e tem classificação indicativa de 16 anos. As vagas são limitadas e para participar é preciso fazer inscrição AQUI.
Museu Oscar Niemeyer (MON)
Oficina: Brincando com o circo | Férias no MON – Nesta sexta-feira (24), às 14h, crianças e jovens de 7 a 12 anos são convidados a participar da oficina de circo com a TripCirco, para aprender malabares, acrobacias e movimentos aéreos. A atividade conta com tradução em Libras. Os ingressos, que dão direito à participação e à visita ao museu, podem ser adquiridos AQUI.
Mediação “Afeganistão” | Férias no MON – Também nesta sexta (24), às 15h, haverá a visita guiada à exposição do “Afeganistão – tapetes de paz e guerra”, uma mostra de 37 tapetes que retratam momentos diferentes do panorama sociopolítico e cultural do país. Essa atividade emite declaração de horas. Para participar adquira o ingresso comum de acesso na bilheteira física ou no site do Museu.
Oficina: Trânsito entre Linguagens – Método e Processos com Lígia Borba – Neste sábado (25), às 14h30, exerça sua criatividade nos exercícios de criação, passando por expressões do desenho, da literatura e da escultura. A atividade é voltada para pessoas com mais de 16 anos, e não é necessário conhecimento prévio em arte. Para participar, basta adquirir os ingressos comuns de acesso ao Museu na bilheteria ou no site. Não há custos adicionais para participar da atividade, mas é necessário preencher o formulário de inscrição AQUI.
Centro Cultural Teatro Guaíra
Guairão – Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto
Casa Ramil – Nesta sexta-feira (24), como parte da programação da 42ª Oficina de Música de Curitiba, o grupo Casa Ramil fará uma apresentação, às 20h, com classificação livre. O espetáculo recria o ambiente musical da família Ramil, com muita música e alegria. Venda no Disk Ingressos.
Orquestra à Base de Cordas Convida Gabriel Sater – Neste sábado (25), também integrando a 42ª Oficina de Música de Curitiba, Gabriel Sater e a Orquestra a base de cordas apresentarão um espetáculo que combina clássicos da MPB e música regional brasileira com arranjos especiais. Será a partir das 20h. Ingressos esgotados.
“Clássicos em Cena” – Neste domingo (26), às 11h, o Guairão recebe a Orquestra Sinfônica da 42ª Oficina de Música de Curitiba para o concerto “Clássicos em Cena: A Música dos Desenhos Animados”. Com classificação livre. À venda no Disk Ingressos. Crianças até 10 anos não pagam ingresso.
Renato Borghetti e sua Fábrica de Gaiteiros – No domingo (26), às 17h, acontece um show que celebra a tradição da gaita e a cultura regional. O projeto, iniciado em 2010, promove educação musical para jovens de 7 a 15 anos. Vendo pelo Disk Ingressos.
Hélio Ziskind e Banda com participação especial do Programa Musicar – Na segunda-feira (29), às 20h, o show será do músico Helio Ziskind, conhecido por composições infantis de Cocoricó e Rá-Tim-Bum, em uma apresentação especial com a participação do projeto MusicaR – projeto de educação musical gratuita para crianças e adolescentes em Curitiba. Ingressos AQUI.
Orquestra Mundana Refugi – Na próxima quarta-feira (29), às 20h, haverá a apresentação da Orquestra Mundana Refugi. Formada por músicos brasileiros, imigrantes e refugiados, a orquestra traz o álbum Todo Lugar Aqui, com uma mistura de ritmos como samba, xote, flamenco e música andina, além de cantos tradicionais das culturas representadas no grupo. Venda no site Disk Ingressos.
Banda Lyra Curitibana Convida Elba Ramalho e Spok Frevo – No dia 30 de janeiro, às 20h, a cantora Elba Ramalho e o maestro Spok Frevo se apresentam com a Banda Lyra, em uma noite dedicada ao frevo. Ingressos esgotados.
Shows do Verão Maior
Com atrações musicais especiais, o Litoral do Paraná terá seu terceiro fim de semana de muita diversão – nos dois anteriores, mais de 500 mil pessoas acompanharam os shows gratuitos na orla paranaense. Desta vez, nos palcos principais montados em Matinhos e Pontal do Paraná, como parte da programação cultural do Verão Maior Paraná, cinco novos shows prometem embalar o público. O destaque fica por conta do pagode de Alexandre Pires e do sertanejo de César Menotti & Fabiano – a dupla, inclusive, fará duas apresentações.
Sexta-feira, 24 de janeiro
Matinhos – 21h – Alexandre Pires
Pontal do Paraná – 21h – César Menotti & Fabiano
Sábado, 25 de janeiro
Matinhos – 22h César Menotti & Fabiano
Pontal do Paraná – 22h – João Haroldo & Betinho e Guilherme & Benuto
Domingo, 26 de janeiro
Matinhos – 17h Guilherme & Benuto
ENDEREÇOS:
Museu do Expedicionário
R. Comendador Macedo, 655 – Alto da XV, Curitiba
Museu Oscar Niemeyer (MON)
Rua Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico, Curitiba
(41) 3350-4468 / 3350-4448
Museu Paranaense (MUPA)
Rua Kellers, 289 – São Francisco, Curitiba
(41) 3304-3300
Museu da Imagem e do Som (MIS-PR)
Rua Barão do Rio Branco, 395 – Centro, Curitiba
(41) 3232-9113
Biblioteca Pública do Paraná (BPP)
Rua Cândido Lopes, 133 – Centro, Curitiba
(41) 3221-4951
Museu Casa Alfredo Andersen (MCAA)
Rua Mateus Leme, 336 – São Francisco, Curitiba
(41) 3222-8262
Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC-PR)
Funcionando temporariamente no Museu Oscar Niemeyer, Salas 8 e 9
Rua Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico, Curitiba
(41) 3323-5328 / 3222-5172
Sala Adalice Araújo
Rua Ébano Pereira, 240 – Centro, Curitiba
Canal da Música – Grande Auditório
Rua Júlio Perneta, 695 – Mercês, Curitiba
(41) 3331-7579
Casa Gomm
Rua Bruno Filgueira, 850 – Batel
Centro Cultural Teatro Guaíra
Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão) – Rua Conselheiro Laurindo, 175 – Centro, Curitiba
Auditório Salvador de Ferrante (Guairinha) – Rua XV de Novembro, 971 – Centro, Curitiba
Auditório Glauco Flores de Sá Brito (Miniauditório) – Rua Amintas de Barros, 70 – Centro, Curitiba
Teatro Zé Maria – Rua Treze de Maio, 655 – São Francisco, Curitiba
Fonte: AEN
Notícias Relacionadas:
Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação
Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.
Participe do nosso grupo no Whatsapp
ou